Clima atrapalha segunda safra do milho no centro-oeste paulista

Produtividade caiu devido à falta de chuva.
02/08/2020 09:51 Agricultura
Clima atrapalha segunda safra do milho no centro-oeste paulista — Foto: Reprodução/TV TEM
Clima atrapalha segunda safra do milho no centro-oeste paulista — Foto: Reprodução/TV TEM

O agricultor Nelson Gazola lembra bem da safrinha do milho do ano passado. Os resultados foram bons na fazenda, em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), com produtividade superior a 100 sacas por hectare.

A expectativa para este ano era repetir o desempenho, mas isso não aconteceu. O período de seca, que durou quase 60 dias na região de Ourinhos (SP), logo na época de desenvolvimento da produção, prejudicou a produtividade.

A previsão é colher 60% a menos que no ano passado. A produtividade deve ficar em 40 sacas por hectare. A sorte do produtor foi ter investido em um seguro da lavoura.

Nelson conta que, apesar da produção ter caído, o valor da saca melhorou. O preço oscila de R$ 40 a R$ 45.

O município de Santa Cruz do Rio Pardo é o maior produtor de milho safrinha na região de Ourinhos. De acordo com um levantamento feito pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, a produção total na região deve ficar em 75 mil toneladas, 25% a menos que a safra passada.

Apesar da escassez de chuva ter prejudicado a produtividade do milho em muitas propriedades da região, na área de Francisco Sanches foi diferente. Ele diz ter sido premiado com a quantidade de chuva necessária para um bom desenvolvimento das espigas.

Ele plantou milho em mais de 700 hectares e, mesmo registrando uma produtividade menor, de 75 sacas por hectare, vai conseguir manter a média histórica da região e ainda lucrar.

Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais

Fonte: G1

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.