Plantio do milho segunda safra supera 1 milhão de hectares em Mato Grosso do Sul

Isso representa 50,5% da área estimada para semeadura nesse ciclo produtivo, de 2,218 milhões de hectares
06/03/2024 18:18 Agricultura
Área já semeada de milho supera 50% do total estimado para esse ciclo produtivo no Estado (Foto: Arquivo/Aprosoja-MS)
Área já semeada de milho supera 50% do total estimado para esse ciclo produtivo no Estado (Foto: Arquivo/Aprosoja-MS)

O plantio do milho 2ª safra 2023/2024 atingiu aproximadamente 1,120 milhão de hectares em Mato Grosso do Sul até o dia 1º de março, conforme levantamento do Siga-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio).

Isso representa 50,5% da área estimada para semeadura nesse ciclo produtivo, de 2,218 milhões de hectares. A região norte tem os trabalhos mais avançados, com média de 88,7%, enquanto a região sul tem 48,1% e a região centro 37,4%.

Contidos no boletim Casa Rural divulgado nesta terça-feira (5) pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja e Milho), os dados indicam ainda produtividade estimada é de 86,3 sacas por hectare, com expectativa de produção de 11,485 milhões de toneladas.

No comparativo com 1º de março de 2023, a porcentagem de área plantada de milho 2ª safra 2023/2024 encontra-se 22,4 pontos percentuais superior.

Porém, o Siga-MS considera que o atraso na colheita da soja afetou a janela de semeadura do cereal em Mato Grosso do Sul, o que pode desencadear problemas na safra de milho, pois algumas regiões possuem um risco elevado ao plantar fora da melhor janela de semeadura, que se concentra entre 13 de janeiro e 10 de março.

“Eventos climáticos adversos, como estiagem, geada e queda de granizo, podem ocorrer e prejudicar a cultura. Portanto, é crucial que o produtor esteja atento ao zoneamento agrícola de risco climático e verifique o histórico climático da propriedade ou região antes de iniciar a semeadura”.

O boletim Casa Rural menciona ainda levantamento realizado pela Granos Corretora segundo o qual, até dia 4 de março deste ano, o agronegócio sul-mato-grossense já havia comercializado 82,10% do milho 2º safra 2023, que representa 2,50 pontos percentuais abaixo do índice apresentado em igual período de 2023.

Fonte: André Bento / 94 FM Dourados

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.