Alerta: Cuidado com golpes na declaração do Imposto de Renda
A temporada de declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) referente ao ano base 2023 já começou, e os brasileiros podem realizar gratuitamente o processo desde a última sexta-feira (15/3). No entanto, golpistas estão se aproveitando desse período para criar falsos sites e aplicativos, alertou o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo.
Para evitar cair em golpes, é essencial que os cidadãos baixem somente o aplicativo disponível no site da Receita Federal e utilizem apenas essa página para fazer sua declaração. O aplicativo oficial está disponível para Android neste link e para IOS neste outro link. O site oficial pode ser acessado clicando aqui.
Os dados solicitados para fazer a declaração online incluem nome, endereço, NIT/PIS, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), data de admissão, data de nascimento, CPF, naturalidade, sexo e ocupação.
Além de permitir o acompanhamento da declaração, o aplicativo também possibilita verificar a situação de cada pessoa em diversos sistemas da Receita Federal, como CPF, processos em andamento, agendamentos, pedidos de restituição, empregados domésticos no eSocial, cadastro de atividades econômicas, entre outras informações. Aqueles que perderem o prazo, 31 de maio, estarão sujeitos à Multa por Atraso na Entrega de Declaração (MAED).
Fonte: Da redação / Dourados News
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.