Após chuva, vazão do Rio Piracicaba sobe e atinge índice mais alto do ano

20/12/2014 22:03 Brasil
Salto do Rio Piracicaba registrado neste sábado após chuva de 46,8mm (Foto: Claudia Assencio/G1).
Salto do Rio Piracicaba registrado neste sábado após chuva de 46,8mm (Foto: Claudia Assencio/G1).

Depois da chuva que atingiu Piracicaba (SP) entre a noite de sexta-feira (19) e este sábado (20), a vazão do Rio Piracicaba atingiu o índice mais alto do ano, no trecho que passa pela Rua do Porto, e chegou à casa dos 254,6 mil litros de água por segundo às 17h50 deste sábado (20). O dado é 96,8% acima da média para este mês, segundo o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), e significa um aumento de 2.016% em relação à vazão registrada um dia antes.


Rio Piracicaba após chuvas registradas de sexta para este sábado (Foto: Claudia Assencio/G1)

Na sexta-feira (19), a vazão do Rio Piracicaba estava em 12,6 mil litros de água por segundo. A cidade estava sem chuva havia seis dias. Ainda segundo o Daae, a vazão mais alta registrada neste ano foi de 214,07 mil litros de água por segundo, em janeiro. No mesmo mês, o nível chegou a 2,76 metros, também o mais alto de  2014. ocorreram em janeiro.
Conforme informações do Sistema de Telemetria do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), com a chuva registrada desde as 22h de sexta até as 10h deste sábado (20), que somou um acumulado de 46,8 milímetros, a profundidade também superou a média para esta época do ano, que é de 2,06 metros, e chegou a 3,3 metros.
A água voltou a cobrir as pedras próximo à Passarela Pênsil e não havia mais espuma sobre o rio. Aos poucos, o cenário chegou perto daquele que os turistas esperam ver. A situação do manancial melhorou com a chegada das chuvas que já estavam previstas para o final de semana.
Conforme o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a probabilidade de chover neste domingo (21) é de 80%. Para segunda-feira (22), o índice sobe para 90% e na terça volta para 80%. Em todos esses dias, a chuva será em pancadas durante a tarde e o tempo ficará nublado.


Um dia antes, sem chuva, pedras estavam aparentes e havia espuma no rio (Foto: Leon Botão/G1)

 

Fonte: G1

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.