Bolsonaro diz que decreto irá liberar posse de arma para quem não tem ficha

Além de facilitar a posse, proposta é que porte passe a ser permanente e proprietário não precisará mais renovar
29/12/2018 13:21 Brasil
Bolsonaro publicou sobre decreto em sua página no Twitter (Foto: Reprodução)
Bolsonaro publicou sobre decreto em sua página no Twitter (Foto: Reprodução)

Na manhã desse sábado (29) o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou em uma de suas redes sociais que pretende assinar um decreto que irá autorizar a posse de arma para todo mundo que não possui ficha criminal. Além disso, essa licença passará a ser vitalícia.

“Por decreto pretendemos garantir a POSSE de arma de fogo para o cidadão sem antecedentes criminais, bem como tornar seu registro definitivo”, afirmou na publicação em sua página pessoal no Twitter. A posse é quando uma pessoa tem o direito de ter, mas não de andar com a arma.

O assunto foi discutido, segundo a Folha de São Paulo, durante uma reunião na última quinta-feira (27) e sugerida pelo futuro ministro da justiça, Sérgio Moro, como ato a ser feito nos primeiros cem dias de governo.

A polêmica é uma promessa de campanha do presidente eleito.

Somente em Mato Grosso do Sul, atualmente uma arma é vendida por dia. Ao todo são mais de 12500 armas registradas em todo o estado.

Também no estado, uma pessoa por dia morre vítima de disparo de arma de fogo, mas na maioria das vezes a polícia tem dificuldades para descobrir se é uma arma comprada legalmente ou não.

Fonte: Bruna Kaspary / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.