Bolsonaro veta projeto que priorizava mães no pagamento do auxílio emergencial

Regra que dava preferência ás mulheres no pagamento duplo do benefício havia sido aprovada pelo Congresso
29/07/2020 09:27 Brasil
(Foto: José Cruz/Agência Brasil)
(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou o projeto de lei que dava que dava preferência às mulheres no pagamento de R$ 1.200 do auxílio emergencial durante a pandemia de coronavírus. A regra havia sido aprovada pelo Congresso no começo deste mês.

Pelo texto aprovado por legisladores, homens ou mulheres chefes de família poderiam requerer a cota dupla do benefício, fixada em R$ 600, mas havia reclamações de que pais teriam aproveitado o momento para receber a quantia, mesmo sem sustentar a família. Caso houvesse divergência de informação, a preferência seria dada à mulher. Mas, se o home fosse responsável pela guarda dos filhos, ele poderia contestar a decisão.

“Em que pese a boa intenção da proposta, não há estimativa do impacto orçamentário e financeiro dessa proposição, o que impede juridicamente a sua aprovação”, informou a Secretaria-Geral da Presidência da República.

 

Fonte: Midiamax

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.