Bombeiros dão dicas para evitar acidentes na hora da queima de fogos

Intenção é orientar a população desde a compra dos produtos, até na hora da utilização nas festas
31/12/2018 14:47 Brasil
Dicas vão desde a compra dos fogos (Foto: Arquivo)
Dicas vão desde a compra dos fogos (Foto: Arquivo)

Diante da tradição de queimas de fogos na virada do ano, o Corpo de Bombeiros fez recomendações e dicas para evitar acidentes e tragédias. As orientações seguem desde a compra dos produtos no comércio, como e onde devem ser utilizados e quais procedimentos tomar em caso de queimaduras. 

Segundos os Bombeiros, a cautela deve começar no ato da compra do produto, que precisam ser adquirido em locais que estejam devidamente autorizados, com o certificado para comercializar os artefatos. Esta aquisição deve ser feita apenas por pessoas maiores de 18 anos, seguindo o que é previsto em lei.

No momento da compra, se recomenda verificar a data de validade dos fogos, assim como ler o “rótulo de segurança” para saber como manusear o produto. Se este estiver fora do prazo (validade), aumenta as chances de provocar acidentes. Quando levar para residência é preciso deixar fora do alcance de crianças.

Instruções - Apesar de muitos já estarem acostumados a “soltar fogos” no fim de ano, os bombeiros orientam a seguir de forma integral as instruções que constam nas embalagens e nunca usar os artefatos em locais fechados ou em direção às pessoas e animais. Também deve ficar atento se existem “obstáculos” na direção dos fogos.

Caso ocorra uma “falha” na hora de disparar o artefato, tenha cuidado com o chamado “efeito retardado”, ou seja, continue apontando o fogos para o alto e não tente acioná-lo novamente. A melhor alternativo é descartá-lo, para evitar surpresas desagradáveis.

Outra dica importante é não colocar estes produtos nos bolsos, já que podem gerar um acidente. Se a intenção é promover os famosos “shows pirotécnicos”, se recomenda contratar um profissional especializado, ou solicitar uma consultoria do próprio Corpo de Bombeiros.

Se por acaso for vítima de queimaduras, coloque o local do corpo afetado em água corrente e acione o Corpo de Bombeiros, pelo telefone: 193.

Fonte: Leonardo Rocha / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.