Cálculo sobre evolução do eleitorado utilizou dados do IBGE

08/12/2014 10:58 Brasil

Para calcular a evolução do eleitorado nos Estados entre 1994 e 2014, o Estadão Dados utilizou apenas os números referentes aos eleitores que efetivamente compareceram às urnas.

Os mesmos cálculos, feitos com o total do eleitorado, segundo as estatísticas oficiais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), poderiam ter distorções, já que os cadastros estão desatualizados e incluem eleitores que pararam de votar.

Nas projeções até 2030, o Estadão Dados aplicou ao eleitorado atual os porcentuais de crescimento da população entre 18 e 70 anos, segundo previsões do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Essa faixa inclui os grupos etários que são obrigados a votar. Dados oficiais mostram que os níveis de comparecimento desabam a partir da idade em que o voto deixa de ser obrigatório. São também menores entre os jovens de 16 e 17 anos.

Eleitorado cresce mais em redutos do PT do que do PSDB

Foram considerados "redutos" do PT e do PSDB os Estados onde esses partidos venceram as três últimas eleições presidenciais no 2º turno. Trata-se de uma simplificação, pois nem sempre petistas ou tucanos vencem em seus Estados também no 1º turno. 

Leia mais notícias de Brasil e Política

Fonte: R7

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.