Carnaval organizado em redes sociais deixa praça tomada por lixo em Dourados

Organização pediu para quem fosse, que levassem sacolinhas para colocarem o lixo, mas não adiantou. Hoje convocaram mutirão para limpeza
06/03/2019 11:04 Brasil
Moradores passam por lixo deixado na praça por foliões de Carnaval improvisado (Foto: Vinicios Araújo/Dourados News)
Moradores passam por lixo deixado na praça por foliões de Carnaval improvisado (Foto: Vinicios Araújo/Dourados News)

Um baile de Carnaval improvisado, convocado através das redes sociais, deixou um rastro de lixo na principal praça do centro de Dourados. A equipe de limpeza da prefeitura teve muito trabalho para recolher o lixo deixado pelos jovens.

A divulgação nas redes sociais enfatizava "levem sacolinhas de lixo pra recolherem o lixo de vocês ", mesmo assim, na manhã de quarta-feira (06), dezenas de garrafas de bebida, cacos de vidro, sacolas, copos, latas e pedaços de fantasia foram deixados no espaço destinado para apresentações artísticas na Praça Antônio João.

Oficialmente, a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul não organiza Carnaval de rua há pelo menos três anos. Sem espaço para se divertir, um grupo decidiu agir por conta própria e convidou a galera através das redes sociais.

A folia começou à tarde e até 22h ainda tinha gente na praça. Na manhã desta quarta-feira, moradores que passavam pelo local se assustaram com tanto lixo.

“Lembro-me de todas as vezes que curti o Carnaval nessa praça. Eu amo o Carnaval e nunca faltei em nenhuma das matinês promovidas aqui. Agora, olhando pra isso eu me pergunto para onde a nossa sociedade está caminhando. É lamentável”, afirmou ao site Dourados News Aparecida Fernandes, 78, que há quatro décadas mora na área central de Dourados.

A quantidade de lixo assustou até quem está acostumado com a realidade das ruas. Encarregada de limpar a sujeira deixada pelos foliões, Rosângela Lemes dos Santos, 37, funcionária da empresa terceirizada que atende a prefeitura, disse que ficou impressionada.

“Isso aqui merece nota zero para o comportamento e educação. Essa bagunça mostra claramente que essas pessoas não possuem educação e respeito nenhum pela cidade onde moram”, disse ela ao site douradense.

A organização do Bloco usou as mesmas redes sociais para chamar quem foi festar para um mutirão da limpeza. "ERROU, ERROU, ERROU! Hoje a praça amanheceu SUJA e olha que não foi falta de pedir! Junta a coragem que vocês tiveram pra ir festar e vamo lá limpar! Levem sacos de lixo", convocou a organização no post.

Ao Campo Grande News, o secretário de Serviços Urbanos Fabiano Costa disse que esteve fora da cidade até ontem à noite e não tem conhecimento de evento carnavalesco programado para ocorrer na praça. A prefeitura decretou ponto facultativo nos dias 4, 5 e 6 e só reabre amanhã.

Fonte: Helio de Freitas, de Dourados / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.