Com Rio Miranda enchendo, famílias começam a ser retiradas de casa

Trabalho de prevenção continuará a ser feito agora pela manhã; escola no bairro Nova Baiazinha virou abrigo para ribeirinhos
23/02/2018 06:36 Brasil
Rio Miranda vem enchendo cada vez mais (Foto: Eduardo Grubert)
Rio Miranda vem enchendo cada vez mais (Foto: Eduardo Grubert)

A possibilidade do Rio Miranda transbordar ainda hoje (23) vem mobilizando equipes da prefeitura e da Defesa Civil do município, para garantir que ribeirinhos sejam retirados de casa antes do aumento do nível da água. Até o momento, uma família precisou ser levada para um abrigo improvisado.

A medida de prevenção foi confirmada pelo coordenador da Defesa Civil de Miranda, Amarildo Argueiro. Segundo ele, a última medição, feita no início da noite de ontem (22), apontou que o nível do rio já atingiu a marca de 6.9 metros de altura. Assim que passar de 7, a situação passa a ser ainda mais preocupante.

Uma segunda família será retirada de casa já no início dessa manhã. "O rio está enchendo muito rápido, tá vindo muito água e a preocupação principal é com quem mora nas regiões ribeirinhas, por isso vamos retirar essa família e levar para um local seguro", afirmou o coordenador.

Ainda de acordo com Amarildo, o abrigo improvisado foi montado em uma escola do bairro Nova Baiazinha. O monitoramento continuará a ser feito agora pela manhã.

Transbordamento - O alerta para o risco do rio transbordar foi feito ontem pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). O anúncio passou a valer às 16h, com indicando que marca de atenção, de 7 metros, deve ser atingido em até 24h.

O governador Reinaldo Azambuja chegou a visitar o município ontem. Em reunião com a prefeita da cidade, Marlene Bossay, Azambuja orientou que os prefeitos decretem situação de emergência rapidamente para que possa homologar e encaminhar a situação ao governo federal.

"A reunião foi positiva e vimos que o governo do Estado está comprometido a ajudar os municípios", informou Reinaldo.

Fonte: Liniker Ribeiro / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.