Dengue: Geraldo quer vacinação em massa nas aldeias de Dourados

13/02/2024 09:32 Brasil
Deputado Geraldo Resende e o secretário de Saúde Indígena, Ricardo Weibe Tapeba, semana passada em Brasília - Crédito: Divulgação
Deputado Geraldo Resende e o secretário de Saúde Indígena, Ricardo Weibe Tapeba, semana passada em Brasília - Crédito: Divulgação

O deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) está propondo ao Ministério da Saúde que a campanha de vacinação contra a dengue, que está beneficiando a população urbana de Dourados seja estendida, também, para a comunidade indígena das aldeias Jaguapiru e Bororó. O parlamentar esteve na semana passada na Secretaria de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, fazendo essa solicitação ao secretário Ricardo Weibe Tapeba.

“Vim tratar sobre a questão da imunização com a vacina Qdenga para a população das aldeias de Dourados. Tivemos total apoio do secretário Weibe Tapeba, que ficou dar uma resposta efetiva ao nosso pedido. O que queremos é que os indígenas de quatro a 59 anos também possam ter a vacina, da mesma forma que a população não indígena”, salientou o parlamentar.

O secretário Ricardo Weibe Tapeba, por sua vez, foi receptivo à proposta apresentada por Geraldo Resende. “Agradeço ao deputado Geraldo pela sua vinda mais uma vez, aqui na SESAI, Temos a convicção de que a imunização é o caminho para prevenção de doenças. E, no caso, da dengue, que tem se alastrado no nosso país. Temos regiões endêmicas, às quais precisamos olhar com muita prioridade”, afirmou.

“Tomamos conhecimento de toda essa ação em Dourados. A SESAI foi acionada e nós estamos em articulação direta com a coordenação do Plano Nacional de Imunização, sob a orientação da ministra Nísia Trindade, para que a gente consiga resolver essa pendência de caráter administrativo, definindo como vamos operar a estratégia de imunização no município de Dourados”, concluiu o secretário.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, pode ser imunizada toda a população urbana douradense com idade entre quatro e 59 anos, e o esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. A expectativa, segundo a Secretaria, é que 150 mil pessoas possam ser vacinadas, graças a uma parceria com o laboratório japonês Takeda Pharma. No entanto, a população indígena não foi incluída na cobertura em razão de trâmites burocráticos. Por essa razão, o deputado Geraldo Resende está articulando, em Brasília, a solução desse impasse

Em sua ida à Secretaria de Saúde Indígena, o parlamentar sul-mato-grossense também falou sobre a construção de uma unidade de saúde na Aldeia Bororó, em Dourados. “Nos próximos dias, vamos tratar deste assunto com o secretário Nésio Fernandes, a fim de ultimarmos o início da construção ainda neste primeiro semestre”, conclui Geraldo Resende.

Fonte: Da redação / Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.