Docinho: ‘nova droga que está chegando às escolas’ é boato, segundo site especializado
A informação de que uma nova droga está chegando às escolas está circulando nas redes sociais em vários estados brasileiros, conforme o site especializado em desvendar mentiras na internet, o Boatos.org, tudo não passa de boato.
Segundo as publicações, a droga seria conhecida como ‘docinho’ e teria um sabor adocicado para atrair as crianças, em algumas versões a substância teria efeitos alucinógenos e até dissolveria a língua de quem consumisse.
Algumas imagens publicadas da droga, mostra um produto de uma marca famosa ou ate mesmo a já conhecida LCD, comum nas baladas de todo mundo, e conhecida pelo apelido de ‘bala’.
Em pesquisa na internet, o Nordeste1 apurou notícias de sites internacionais que alertavam para a prática de crianças americanas que trituravam balas e inalavam ou fumavam, como uma espécie de cocaína à base de doce, a prática não causa dependência, segundo a publicação, mas poderia causar crises alérgicas e infecções pulmonares.
Coincidentemente a marca usada pelos americanos é a Smarties, assim como nos boatos brasileiros.
O site Boatos.org cita que o caso das meninas drogadas. Na realidade, elas não estavam drogadas e sim bêbadas. Seriam alunas do Colégio Militar de Manaus. Esta matéria aponta que em outro local foram encontradas porções de maconha com outros em outro local da Cidade. Nada de docinho e nem droga nova.
A publicação do site conclui "não tem nova droga chamada 'docinho' em escolas. Simplesmente pegaram uma droga já nem tão nova, usaram uma foto qualquer, atrelaram a outros casos de polícia e criaram um boato, que, por sinal, espalhou-se por diversas cidades".
Os compartilhamentos nas Redes Sociais diziam "nova droga. Está sendo vendida nas escolas os alunos chamam de docinho. Alertem aos pais, divulguem. Essa droga dissolve na língua e tem sabor para atrair aos jovens crianças e adolescentes".
Fonte: Nordeste1.com
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.