Em protesto pelo aumento do combustível, caminhoneiros trancam BR-163 no MT

18/02/2015 10:11 Brasil
O protesto possui como pauta o aumento “abusivo” do preço do óleo diesel.. Blog do Caminhoneiro
O protesto possui como pauta o aumento “abusivo” do preço do óleo diesel.. Blog do Caminhoneiro

Em protesto contra o aumento do combustível, caminhoneiros bloqueiam na manhã desta quarta-feira (18/02) trecho da BR-163 no nortão de Mato Grosso.

Vários empresários do setor de transportes, juntamente com produtores rurais e políticos de Lucas do Rio Verde  se reuniram para definir um bloqueio que foi iniciado hoje, a partir das 08h00 na rodovia BR-163 nas cidades de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

O protesto possui como pauta o aumento “abusivo” do preço do óleo diesel, querem que seja cumprida a Tabela do Sefaz (Secretária Fazendária do Estado), entre outras.

“Essa reivindicação não é nada fora do normal, se o governo não tomar uma atitude o país vai parar, pois precisamos dos transportes de cargas, mas os preços que estão sendo praticados simplesmente estão inviáveis para os transportadores” disse Gilson Baitaca, vereador de Lucas do Rio Verde que preside a comissão que vai liderar o manifesto.

Os últimos reajustes dos combustíveis em sequência, acabaram gerando uma grande revolta no setor, haja vista que, os transportadores do agronegócio não conseguem repassar estes aumentos de custos para os preços dos fretes, uma vez que, o mercado é regulado pela Lei Predatória da Oferta e da Procura, que por sua vez, tem levado muitos transportadores à falência.

Pela BR-163, principal via de escoamento da produção de soja da região, circulam cerca de 15 mil caminhões diariamente no pico da safra, sendo parte destes de outros Estados. Uma equipe de uma Concessionária detentora da concessão da BR-163 em Mato Grosso acompanhará a paralisação, para manter a ordem e a segurança da rodovia.

 

Fonte: Cenário MT

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.