Em SP, quatro moradores de rua morreram com o frio, segundo Pastoral de Rua

13/06/2016 22:39 Brasil
Morador de rua é encontrado morto na estação Belém do Metrô, em São Paulo (Foto: Eduardo Xavier/Arquivo pessoal)
Morador de rua é encontrado morto na estação Belém do Metrô, em São Paulo (Foto: Eduardo Xavier/Arquivo pessoal)

Com a onda de frio de São Paulo, quatro moradores em situação de rua morreram desde sexta-feira (10), segundo a Pastoral do Povo de Rua, mosrou o SPTV. João Carlos Rodrigues, de 55 anos, morreu na estação Belém do Metrô, Adilson Roberto Justino morreu na Avenida Paulista, e duas pessoas não identificadas teriam morrido em Santana.

Curta o iFato no Facebook

"Precisamos respostas emergenciais. Assim como com a dengue se armaram tendas em regiões descentralizadas onde havia insurgência da doença, assim precisamos também de uma resposta imediata onde há incidência de muitas pessoas na rua com alimento quente, com sopas, agasalhos, uma cobertura para que essas pessoas possam ser acolhidas emergencialmente", disse Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral de Rua.

Questionada, a Prefeitura não confirma as mortes pelo frio, e diz que tem 79 locais na cidade que recebem moradores de rua.

A Prefeitura aida disse que iniciou a Operação Baixas Temperaturas no dia 16 de maio, que intensifica o trabalho de abordagem quando a temperatura chega a 13ºC ou menos. “Em média, as equipes de assistência social da Prefeitura encaminham para locais protegidos mais de 9 mil pessoas por dia”, disse o órgão.

Temperatura baixa
A cidade de São Paulo teve a temperatura mais baixa do ano nesta segunda-feira (13). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registrados 3,5°C graus na capital paulista.

Esta também foi a menor temperatura registrada para o mês de junho em 22 anos, segundo o Inmet. O recorde anterior para o mês havia sido registrado em  27 de junho de 1994, quando os termômetros marcaram 2,0°C graus.

 

Fonte: G1

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.