Embratur compartilha por engano post de turista criticando o Rio de Janeiro

06/02/2020 08:05 Brasil
(Arquivo) Soldados brasileiros fazem patrulha na praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro em 2018 / Foto: AFP/Arquivos / CARL DE SOUZA (Arquivo) Soldados brasileiros fazem patrulha na praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro em 2018
(Arquivo) Soldados brasileiros fazem patrulha na praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro em 2018 / Foto: AFP/Arquivos / CARL DE SOUZA (Arquivo) Soldados brasileiros fazem patrulha na praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro em 2018

A Embratur, agência oficial de promoção do turismo nacional, publicou por erro uma postagem em suas redes sociais na qual uma turista denunciava a violência na Cidade Maravilhosa.

A mídia nacional verificou que a postagem, escrita em inglês, foi publicada na última terça-feira nos stories do Instagram da Embratur. Pouco tempo depois, a agência apagou o relato da sua conta oficial por ter sido alvo de piadas de internautas por causa deslize.

"Não posso recomendar a visita a uma cidade onde senti medo até mesmo de sair do apartamento", disse a usuária nomeada 'withlai' que, segundo o G1, é uma cidadã brasileira que mora na Alemanha há seis anos.

A Embratur publicou à noite uma nota de esclarecimento em que indicou que a publicação da mensagem ocorreu devido a um erro de um colaborador, que foi imediatamente suspenso.

Na crítica, a mensagem começa com "O Rio é uma cidade tão maravilhosa", porém em seguida continua "mas a beleza não é suficiente", um possível motivo pelo qual a Embratur pode ter se equivocado ao publicá-la.

A turista comenta em seu relato que, em apenas três dias no Rio, ela e sua família foram roubados e a sua irmã de nove anos testemunhou um assalto violento.

Em comunicado, a agência informou que o compartilhamento citado foi um equívoco. A Agência trabalha para a promoção internacional do turismo e tornar notório para a comunidade internacional a diminuição dos índices de violência, apresentados em 2019".

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), em comparação com o ano anterior, o número de casos de homicídios dolosos registrou queda de 19% em 2019. Além disso, o número de roubos a pedestres, de cargas e de veículos também apresentou redução de cerca de 8% frente a 2018.

No entanto, 1.810 pessoas foram mortas por intervenção de agentes do Estado, registrando um aumento de 18% frente a 2018.

Fonte: AFP

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.