Enchentes atingem 9 municípios e Defesa Civil monitora situação

26/12/2017 23:40 Brasil
Enchente em Porto Murtinho. Foto: Autor Desconhecido
Enchente em Porto Murtinho. Foto: Autor Desconhecido

As enchentes em consequência das chuvas já atingem os municípios de Itaquiraí, Japorã, Eldorado, Tacuru, Amambai, Miranda, Glória de Dourados, Coxim e Porto Murtinho, diz balanço divulgado nesta terça-feira (26) pela Cedec (Coordenação Estadual da Defesa Civil).

De acordo com o órgão, a situação dos municípios que ficam em regiões frequentemente atingidas pelos desastres provocados pela chuva está sendo monitorada diariamente para que o atendimento às famílias seja feito com agilidade.

A primeira ação tem sido dar apoio técnico às prefeituras na adoção das primeiras medidas, como o cumprimento das exigências pelo Governo Federal para a decretação da situação de emergência. Além disso, nos casos em que o município não tem condições de atender sozinha as famílias desabrigadas ou desalojadas, o Governo do Estado auxilia na entrega de cestas básicas de alimentos e o kit dormitório (colchões, cobertores e lonas).

O monitoramento - Diariamente são verificados o nível dos rios e os índices pluviométricos, tendo como fontes de informações o Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, o Cemtec/MS e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres.

Desde o último fim de semana, a equipe da Defesa Civil vem acompanhando a situação em Porto Murtinho, onde 42 pessoas ficaram desabrigadas no bairro Cohab. Segundo a especialista em meteorologia do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul, Franciane Rodrigues, nos últimos três dias choveu 40 milímetros na região de Porto Murtinho.

“A inundação das casas não tem nenhuma relação com o dique que cerca a cidade para proteger da cheia do rio Paraguai. “O nível do rio Paraguai está normal, com 4,64 metros”, disse o coordenador-adjunto do órgão, coronel Fábio Catarineli. “O problema é que os canais construídos no bairro Cohab não deram conta da vazão e a agua da chuva invadiu as casas, desabrigando vários moradores. Em alguns pontos, a água chegou próximo a janela das residências”, ressaltou.

Outro município que está sendo monitorado pela Defesa Civil Estadual é Nioaque, onde no último dia 24 a precipitação pluviométrica chegou a 62,4 milímetros, alagando várias casas. O órgão estadual não recebeu da Defesa Civil municipal nenhuma informação quanto a desabrigados ou desalojados.

Franciane Rodrigues disse que no último sábado choveu praticamente o dia todo e em cinco momentos choveu 8,8 milímetros, um volume considerável de chuva. No acumulado no ano, o índice pluviométrico na região de Nioaque foi de 137,2 milímetros, sendo que o esperado para o ano todo é 183,8 milímetros.

Fonte: Do Campo Grande News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.