Grupo de 600 índios guarani-kaiowá invade fazenda em MS
Grupo de ao menos 600 índios guarani-kaiowá ocupam desde a sexta-feira à tarde parte da fazenda Brasília do Sul, em Juti (MS), município distante 107 quilômetros de Itaporã.
Os indígenas pararam na estrada que segue até a sede da fazenda, que já foi palco de conflitos armados, com histórico de morte do líder dos índios, Marcos Veron. O crime ocorreu em janeiro de 2003, 13 anos atrás.
De acordo com o Conselho Missionário Indígena, o Cimi, os índios aguardam a homologação da área, a fazenda, no caso, conhecida pelos índios como Taquara.
O Cimi informou que em 2010 o Ministério da Justiça reconheceu a propriedade como território dos índios, mas o caso seguiu para a Justiça, onde ainda segue a disputa.
Até o fim da tarde de ontem havia no local um grupo de policiais do Departamento de Operações de Fronteiras, o DOF.
No entanto, empregados da fazenda, tinham pedido a presença de policiais federais. Em conflitos envolvendo índios, somente autoridades federais podem agir.
Fonte: Celso Bejarano, do Correio do Estado
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.