Incêndio começa na Bolívia atinge Pantanal e é considerado o maior dos últimos anos
A imagem foi obtida depois de um sobrevoo para localizar o foco do incêndio - Divulgação/Corpo de Bombeiros
Bombeiros iniciaram na manhã desta quarta-feira, dia 11 de janeiro, ação para combater incêndio que atinge parte do Pantanal sul-mato-grossense, depois de iniciar na Bolívia nos últimos dias. O fogo consome parte da vegetação no norte de Corumbá e as fumaças provocadas pelas chamas encobriram grande parte da cidade.
De acordo com o site Diário Corumbaense, foi realizado sobrevoo com o apoio da Marinha para identificar o local atingido. Serão convocados no mínimo 10 bombeiros para atuarem na ação e conter o incêndio que está expandindo pela área florestal.
Para o monitoramento da área afetada, foram utilizados oito satélites usados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para rastrear a dimensão da área atingida.
Em razão do fogo ter começado na fronteira, segundo o site, do dia 1° ao dia 9 foram registrados 58 focos de incêndio florestais na área vegetativa de Corumbá e de acordo com o Inpe, essa é a maior incidência de queimadas dos últimos 5 anos.
O motivo seria que com o rio baixo, áreas que ficavam alagadas estão secas e poderiam estar produzindo material combustível suficiente para ocasionar esses grandes focos de incêndios florestais.
Fonte: Por Dourados News
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.