José Carlos Bumlai é condenado a 9 anos de prisão pela Lava Jato
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, condenou o pecuarista sul-mato-grossense e principal controlador da Usina São Fernando, em Dourados, José Carlos Bumlai, a 9 anos e 10 meses de prisão em um processo da Lava Jato por crimes como gestão fraudulenta e corrupção passiva.
De acordo com as informações do portal G1, na mesma sentença, publicada na manhã desta quinta-feira (15), o juiz também condenou o empresário Fernando Antonio Falcão Soares, o Fernando Baiano, o ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) João Vaccari Neto, e outros quatro réus do processo.
No dia 6 de setembro, o pecuarista voltou para a prisão no, Paraná. Ele está detido no Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e foi alvo da 21ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada em novembro de 2015.
O pecuarista é amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e passa por um tratamento contra um câncer na bexiga.
Bumlai é acusado de ter contraído um empréstimo fraudulento no Banco Schahin de R$ 12 milhões em 2004. O destinatário final do dinheiro, segundo o Ministério Público Federal (MPF), foi o Partido dos Trabalhadores (PT).
Fonte: Dourados News e G1
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.