Lula participa hoje de reunião de países caribenhos na Guiana

28/02/2024 08:39 Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, de uma reunião com os países caribenhos em Georgetown, capital da Guiana.

Lula participa como convidado especial do encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom).

O bloco é composto por 20 países do Caribe, sendo 15 estados-membro e 5 associados. O presidente brasileiro tem como uma de suas prioridades na agenda externa a integração dos países da América Latina, além do diálogo com países próximos, como os caribenhos.

A visita de Lula ao país também tem como pano de fundo a ofensiva da Venezuela para que a região de Essequibo, hoje território guianense, passe a ser de domínio venezuelano. A Venezuela afirma ser a proprietária legítima da região, um trecho de 160 quilômetros quadrados que corresponde a cerca de 70% de toda a Guiana e atravessa seis dos dez estados do país.

A área é rica em recursos naturais e biodiversidade. A realização de um referendo na Venezuela no ano passado, ratificando o desejo de anexar a região, reacendeu a disputa de décadas e também o temor de um conflito armado na fronteira com o Brasil.

Lula deve se reunir com o chefe de governo da Venezuela, Nicolás Maduro, em Kingstown, capital de São Vicente e Granadinas, para onde viajará após as agendas na Guiana. O país será palco da reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

A reunião de Lula e Maduro deve acontecer no mesmo dia da cúpula da Celac, 1º de março, em meio a críticas ao presidente venezuelano por ações que põem em risco o Acordo de Barbados, que prevê eleições transparentes na Venezuela, neste ano.

Visita à Guiana

Segundo o ministro Elio Cardoso, diretor do Departamento de México, América Central e Caribe do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a participação do presidente Lula como convidado na cúpula da Caricom representa a retomada da importância do Brasil como líder regional e pode mostrar como as metas e preocupações dos países estão alinhadas com os temas escolhidos pelo Brasil para a Presidência do G20.

“Há uma coincidência temática. Por exemplo, o tema da segurança alimentar é muito importante para o Caribe, que importa a maior parte dos alimentos que consome - cerca de 80%. Tem a questão também da mudança climática. É uma região muito suscetível aos efeitos do clima. É um momento oportuno para falar sobre esses temas e o presidente Lula foi convidado a falar sobre eles”, explicou o ministro.

Em Georgetown, o presidente também irá se reunir com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, para uma visita de Estado que deve consolidar uma relação comercial cada vez mais ampla.

Após a descoberta recente de grandes jazidas de petróleo e gás, a economia guianense teve crescimento recorde, de quase 400% entre 2021 e 2023 (de US$ 8 bilhões para mais de US$ 40 bi).

Segundo o governo brasileiro, a reunião tratará de temas como desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e nutricional e permitirá dar novo impulso às relações do Brasil com os países caribenhos. A Guiana exerce, durante o primeiro semestre de 2024, a presidência da organização.

Fonte: G 1 / Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.