Mês de afrouxamento de regras, julho teve maioria das mortes por Covid-19 em Dourados
No dia 28 de março, Dourados confirmou o primeiro caso do novo coronavírus no município e até o final de junho havia confirmado 26 óbitos em decorrência da doença, ou seja, as mortes ocorreram no período de três meses. Neste sentido, julho se tornou o mês mais mortal, visto que nesse período 29 pessoas foram a óbito.
Ao todo, 55 moradores de Dourados morreram devido ao coronarírus. O mês de julho também foi marcado pela morte de três médicos que atuavam na linha de frente do combate à pandemia em hospitais do município. As mortes ocorreram em menos de 20 dias de diferença.
Além disso, julho iniciou com 2.670 casos confirmados e até ontem (30.7) já somava 4.277 pessoas infectadas pela doença, de acordo com o boletim do Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus. No início deste mês, 11 pessoas de outras localidades que estavam hospitalizadas em Dourados tinham ido a óbito por causa do coronavírus. Esse número chegou a 22 no final deste mês.
Desde o começo da pandemia, a prefeitura municipal publicou vários decretos para adoção de medidas de modo a conter o avanço do coronavírus, porém, ao contrário do que fez no dia 23 de março, quando o município ainda não tinha nenhuma morte registrada e, mesmo assim, restringiu a atuação do comércio e definiu pelo toque de recolher à população, as medidas posteriores foram mais brandas.
Em julho, por exemplo, no pior mês da doença no município, foi publicado um decreto com flexibilização do horário do comércio, liberando o funcionamento de igrejas e estúdios de atividades físicas, com uma série de restrições. Além disso, foi imposto o lockdown aos domingos, medida que não se mostrou efetiva para melhorar o índice de isolamento social, como relatado pelo Dourados News.
Na quinta-feira (30), foi publicado o decreto n° 2.788, ampliando o horário de funcionamento do shopping e restaurantes, enquanto o decreto nº 2.787 de 30 de julho de 2020 estabeleceu novo horário de validade para o toque de recolher que será das 22h às 5h.
Primeira morte por coronavírus em Dourados
Conforme informado pelo Dourados News, a primeira morte de um morador do município ocorreu no dia 26 de abril. A vítima, Antonio Muller, de 56 anos, era residente no Jardim Canaã I, e trabalhava como caminhoneiro. Ele foi a óbito no Hospital Regional de Araguaína, município no norte do Tocantins, onde foi cremado.
Fonte: Jessica Beatriz / Dourados News
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.