Meteoro é visto explodindo ao cruzar céu no Brasil

O objetivo é como uma “estrela cadente”, mas em vez de sumir, acaba explodindo
06/08/2020 16:59 Brasil
O meteoro percorreu uma distância de 81,9 km em 6,14 segundos. (Foto: Reprodução/Bramon)
O meteoro percorreu uma distância de 81,9 km em 6,14 segundos. (Foto: Reprodução/Bramon)

Um meteoro foi visto explodindo enquanto cruzava os céus da região Sudeste do Brasil. O fragmento cósmico é um bólido explosivo, maior e mais raro, e formou um belo espetáculo na noite desta segunda-feira (3).

Segundo o portal UOL, as imagens foram registradas por 13 câmeras de monitoramento da plataforma Clima ao Vivo e da instituição científica Bramon (Brazilian Meteor Observation Network), as câmeras estavam localizadas em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon, explica que o meteoro percorreu uma distância de 81,9 km em 6,14 segundos. “Ele foi registrado às 19h31, quando entrou na atmosfera a 14,1 Km/s (50.760 Km/h). Surgiu a 89 km acima de Camacho (em MG) e desapareceu a 29,5 km acima de Cristais (no mesmo estado)”.

Uma estrela cadente que explodiu

 

 

 

Como explicou Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon, ao UOL, os meteoros possuem alguns milímetros de diâmetro, como um grão de arroz, ou mesmo um grão de areia.

Eles queimam e se desintegram ao entrar na atmosfera da terra, deixando um pequeno rastro luminoso, popularmente conhecido como estrela cadente.

O meteoro visto no início desta semana, chamado de bólido ou bola de fogo, possui uma particularidade, ele não desintegra como as estrelas cadentes normais, e sim “explode” no céu, criando um enorme clarão.

Fonte: Gabriel Neves / Midiamax

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.