Morre aos 96 anos ex-combatente de MS que lutou contra o exército de Hitler

Manoel Castro Siqueira nasceu em Amambaí, mas ao retornar da ll Guerra Mundial passou a morar em Campo Grande
25/11/2019 07:31 Brasil
Manoel Castro Siqueira deixa viúva a esposa Helena, filhos, netos e bisnetos. (Foto: Divulgação)
Manoel Castro Siqueira deixa viúva a esposa Helena, filhos, netos e bisnetos. (Foto: Divulgação)

Morreu no final da tarde deste domingo (24) aos 96 anos o sul-mato-grossense e ex-combatente da II Guerra Mundial, Manoel Castro Siqueira. Siqueira foi para a guerra no 1° escalão, pelo 6º Regimento de Infantaria, de Caçapava - SP, como atirador de morteiros da 5ª Cia da FEB (Força Expedicionária Brasileira).

O veterano lutou contra nazistas na Itália, entre os anos de1944 e 1945, e participando ativamente das batalhas de Monte Prano, Zocca, Camaiore, Montese, Colechio e da rendição da 148º Divisão de Infantaria Alemã, em Fornovo di Taro, dentre outras.

Siqueira nasceu em 29 de julho de 1923, na cidade de Amambaí. Ainda conforme o jornalista e amigo Helton Costa, quando foi convocado, Manoel estava servindo em Ponta Porã.

Ao retornar da guerra, o militar teve certa dificuldade para ser reintegrado até que assumiu um cargo nos Correios onde ficou até se aposentar. Manoel deixa viúva a esposa Helena, filhos, netos e bisnetos. A causa da morte não foi divulgada.

**Helton Costa é jornalista, doutor em Comunicação e autor dos livros “Confissões do Front: soldados do Mato Grosso do Sul na II Guerra” e “Crônicas de sangue: jornalistas brasileiros na II Guerra Mundial”. 

Fonte: Adriano Fernandes / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.