Padre Fábio de Melo e a farsa de sua excomungação publicada por alguns sites

09/06/2015 15:19 Brasil
Está foi a foto que ilustrou a matéria, porém ela foi tirada em 2014.. Divulgação
Está foi a foto que ilustrou a matéria, porém ela foi tirada em 2014.. Divulgação

Depois de tanto tempo, após os boatos de que o Padre Fábio de Melo teria sido excomungado da Igreja Católica, nenhuma confirmação, deixa mais evidente ainda a farsa que foi publicada por muitos sites sem verificar a fonte da informação.

O boato teria iniciado através do site "Aqui Você ve Mais" (em 27/04/2015), portal de poucas notícias, porém em sua maioria polêmicas, sendo preciso verificar a fonte de todas. No próprio texto, muitos erros dão pistas de que a informação não teria nenhuma procedência, como na referência ao Papa Francisco, como "Padre São francisco" (com F minuscúlo). Outro fato é que a foto usada para ilustrar a matéria, e descrita em detalhes na "notícia", é de 2014, tirada do Padre durante uma cerimónia.

O boato nasceu depois do Padre criticar a idolatria excessiva à Maria, e dizer que o verdadeiro caminho é Deus, e este não foi o primeiro boato que relatava que Fábio seria penalizado pela Igreja.

Ao procurarmos sobre a fonte das informações (busca que qualquer pessoa pode fazer), encontra-se somente blogs e/ou sites que replicaram a matéria publicada pelo Aqui Você ve Mais, sem pesquisar a veracidade dos fatos. Ou seja, nenhuma declaração na imprensa ou mesmo de sites e contas oficiais do papa (pesquise clicando aqui).

Por fim, Fábio de Melo não foi expulso da Igreja Católica. Periodicamente, ele participa de programas de TV e realiza missas transmitidas pela Canção Nova. Se ele tivesse sido expulso não estaria se apresentando como padre.

A variedade de boatos na internet é tão grande que, ás vezes, eles acabam se repetindo ou sendo contados de outra forma que para alguns, se tornam verdade. É o caso da história que dá conta que o padre Fábio de Melo teria sido expulso da Igreja Católica após fazer declarações polêmicas sobre Maria.

No vídeo abaixo, o Padre Fabio de Melo responde as más interpretações.

Um dos sites que compartilhou a matéria chegou a voltar atrás e lançou a seguinte nota sobre o fato:

"Aos leitores que acompanham o Blog do EA, pedimos mil desculpas referente a matéria colocada em nosso portal referente ao Padre Fábio de Melo onde dizia (segundo um determinado e conceituado site e copiado para outros sites e blogs do país) que o mesmo havia sido excluído da igreja por discordar da ênfase à adoração de Maria, personagem bíblico, mãe de Jesus Cristo. Por essa razão nossa equipe verificou o fato junto a assessoria do padre e constatamos que Fábio de Melo foi apenas repreendido e não excluído da igreja como informava vários sites. O padre exerce normalmente as suas atividades em sua paróquia, como cantor, além de seus programas católicos na TV. Estaremos retificando a matéria no site/blog e publicando a matéria correta. Como nosso portal é uma rede de notícias assumimos o nosso erro por não verificar claramente o fato e pedimos mais uma vez desculpas pelo ocorrido e estaremos atentos a todos os assuntos que rondam nosso país e pelo mundo". 

Atenciosamente. Equipe do Blog do Edson Alves

 

Fonte: Aislan Nonato/iFato

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.