Paraguai autoriza pavimentação de trecho essencial para a rota bioceânica
Horacio Cartes e o ministro Ramón Jiménez durante evento nesta sexta-feira (Foto: Carlos Almirón/ABC Color)
O presidente paraguaio Horacio Cartes assinou nesta sexta-feira (9) o contrato que autoriza o asfaltamento do trecho que liga Carmelo Peralta a Loma Plata, no Departamento de Boquerón. O trecho faz parte da rota bioceânica, que ligará Mato Grosso do Sul aos portos no norte do Chile.
De acordo com o ABC Color, este será o primeiro trecho asfaltado no Alto Paraguai. Serão 227 quilômetros, que ligarão Carmelo Peralta a Loma Plata. O consórcio Queiroz Galvão será o responsável pela construção do projeto, que terá custo total de US$ 443 milhões.
A cerimônia também contou com o ministro de Obras Públicas do Paraguai, Ramón Jiménez Gaona.
Na quinta-feira, a Câmara dos Deputados aprovou o acordo entre Brasi e Paraguai para a construção da ponte que ligará Porto Murtinho e Carmelo Peralta, sobre o Rio Paraguai.
O Projeto de Decreto Legislativo 709/17 foi votado em regime de urgência a pedido da deputada Tereza Cristina (DEM) e a expectativa é de que a construção da ponte favoreça a integração do Brasil com o oceano Pacífico.
O governo do Estado estima que o valor da construção da ponte chegue aos R$ 240 milhões, valor que será dividido pelos governos brasileiro e paraguaio. Após a aprovação na Câmara, o próximo passo será o processo licitatório. “Este é o grande projeto de Mato Grosso do Sul, essa rota [bioceânica] vai colocar o Estado em outro patamar”, disse o titular da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), Marcelo Miglioli.
Estes 227 quilômetros de rodovia cortarão a chamada região do Chaco, o pantanal paraguaio, e fazem parte da primeira etapa da obra. Além desse, há o segundo trecho da Transchaco, de Marechal Estigarribia (também no departamento de Boquerón) a Pozo Hondo (no mesmo departamento e na fronteira com a Argentina).
Com a construção da rodovia pelo Chaco paraguaio, com previsão de conclusão em 40 meses depois de iniciados os trabalhos, será efetivada a ligação ao porto chileno de Antofagasta. A produção brasileira e demais países também poderá ser exportada a partir dos portos do Chile de Mejillones, Tocopilla e Iquique.
Fonte: Gabriel Neris / Campo Grandes News
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