Prefeitura de Dourados chama, mas moradores querem secretário em local de protesto

Capitão da aldeia Jaguapiru afirmou que pelo menos 140 universitários estão sem transporte há um mês
01/10/2019 11:27 Brasil
Rodovia MS-156 continua bloqueada entre Dourados e Itaporã (Foto: Adilson Domingos)
Rodovia MS-156 continua bloqueada entre Dourados e Itaporã (Foto: Adilson Domingos)

Moradores da reserva indígena de Dourados, recusaram convite da prefeita Délia Razuk (PTB) para uma negociação na sede da prefeitura e cobram a presença de representantes do município no protesto que acontece nesta terça-feira (1º) na MS-156. A rodovia entre Dourados e Itaporã está bloqueada desde o início da manhã.

Eles cobram a retomada do transporte de pelo menos 140 universitários que moram nas aldeias Bororó e Jaguapiru. Há um mês o serviço foi suspenso pela prefeitura e os acadêmicos estão perdendo aula.

“O secretário de Educação [Upiran Jorge Gonçalves] ligou e chamou para a gente ir à prefeitura conversar, mas não vamos, queremos eles aqui para conversar com a comunidade no local do protesto”, afirmou ao Campo Grande News o capitão da Aldeia Jaguapiru, Isael Morales, o Neco.

Ele afirmou que se a prefeita não mandar representantes para negociar com os moradores o bloqueio vai continuar. “Até agora a gente tava fechando e liberando, mas vamos fechar totalmente a rodovia”, afirmou o líder indígena.

Através da assessoria de imprensa, a prefeitura informou que não tem obrigação de transportar universitários, pois o dinheiro que vem do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) é para a educação básica.

A prefeitura contesta a lei municipal 3.870, em vigor desde fevereiro de 2015, que autoriza o município a transportar estudantes da zona rural e dos distritos, matriculados no ensino superior e escolas técnicas. De acordo com a assessoria, o secretário de Educação disse que a lei é inconstitucional.

Fonte: Helio de Freitas, de Dourados / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.