Previsão aponta chegada de frente fria no Estado a partir de quinta-feira
São esperadas chuvas de intensidade fraca a moderada e, localmente, chuvas mais intensas e tempestades - Crédito: Arquivo/Dourados News
As temperaturas próximas dos 40°C devem dar uma trégua em Mato Grosso do Sul, com a chegada de uma frente fria, a partir de quinta-feira (21). A informação é do Cemtec (Centro de Monitoramento e do Clima de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o órgão, a previsão indica mudanças no tempo entre quinta (21) e sexta-feira (22/03) com a aproximação e avanço de uma frente fria.
O dia amanhece com tempo mais firme, porém ao longo do dia espera-se aumento de nebulosidade. São esperadas chuvas de intensidade fraca a moderada e, localmente, chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Essas instabilidades atmosféricas ocorrem devido ao intenso transporte de calor e umidade, aliado ao avanço de um cavado (área de baixa pressão e geralmente causa tempo muito instável sobre a região de atuação) que antecede a chegada da frente fria. Além disso, o avanço da frente fria e atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica favorece a formação de nuvens e chuvas no estado.
Em relação às temperaturas, estão previstas temperaturas mínimas entre 24-26°C e máximas de até 36°C nas regiões sudeste e leste do estado. Para as regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas estarão altas, entre 27-29°C e máximas de até 37-39°C, principalmente na região de Porto Murtinho. Para as regiões norte e bolsão esperam-se mínimas entre 24-26°C e máximas de até 36°C. Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 23°C e máximas de até 33°C. Ainda conforme o Cemtec podem ocorrer ventos entre 50-60 km/h.
CHUVAS
O Cemtec indica que em MS entre os dias 18 a 26/03 são esperados acumulados de chuvas de até 60 mm. Por outro lado, nas regiões norte/nordeste podem ocorrer acumulados de chuvas de até 100-125 mm. Já entre 26/03 a 03/04 são previstos acumulados de chuva de até 50 - 60mm, com destaque nas regiões sudeste, leste e nordeste do estado.
Fonte: Gizele Almeida / Dourados News
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.