Saúde cita Dourados e alerta municípios a não relaxarem distanciamento social

03/08/2020 16:07 Brasil
Relaxar distanciamento social pode provocar novo aumento de casos, alerta secretária-adjunta de Estado de Saúde - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News
Relaxar distanciamento social pode provocar novo aumento de casos, alerta secretária-adjunta de Estado de Saúde - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News

A secretária-ajunta de Estado de Saúde, Christine Maymone, fez um alerta aos municípios sul-mato-grossenses que têm conseguido reduzir os casos do novo coronavírus para não relaxarem as medidas de distanciamento social recomendadas para frear a propagação da doença.

Em entrevista exibida nas redes sociais do governo estadual na manhã desta segunda-feira (3), ela citou o caso de Dourados, que chegou a liderar os números de confirmações e mortes atribuídas a doença, e pediu atenção.

“Importante destacar que alguns municípios, durante a curva ascendente da epidemia, nos ouviram, nos entenderam sobre a necessidade do monitoramento e rastreio dos casos e conseguiram conter a epidemia na curva ascendente. Podemos citar o município de Dourados que já apresenta uma queda no número de casos e mais recentemente os municípios de Juti e Caarapó”, pontuou.

“Muita atenção aos municípios que têm essa curva descendente da doença, principalmente Guia Lopes da Laguna, Jardim e Bonito: se preocupem com essa etapa de relaxamento do distanciamento. É uma etapa que precisa ser muito discutida com equipes de vigilância e atenção primária para que não tenhamos repique do aumento do número dos casos”, prosseguiu.

O alerta foi feito em meio à atualização do quadro de pandemia em Mato Grosso do Sul, que contou com a participação do secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende Pereira.

Nessa oportunidade, as autoridades estaduais informaram que até às 19h de domingo (2) já haviam sido contabilizados 26.645 diagnósticos positivos de Covid-19 em território estadual, com 421 óbitos.

No entanto, a maioria dos pacientes, 20.229, já é considerada recuperada da doença. Há também 5.524 em isolamento domiciliar, e 476 internados – 281 em leitos clínicos e 195 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Os líderes estaduais em casos confirmados de Covid-19 são Campo Grande com 10.683, Dourados com 4.379, e Corumbá com 1.374). Três Lagoas tem 699 e Sidrolândia 640.

Fonte: André Bento / Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.