Seca não da trégua e Campo Grande deve ficar mais de 30 dias sem chuva
Campo Grande chega nesta segunda-feira (3) a 20 dias sem chuva, com umidade relativa do ar abaixo de 20% no período da tarde. Segundo a previsão, a seca é comum para o período e deve durar até a segunda quinzena deste mês. Há expectativa de chuva significativa para Mato Grosso do Sul apenas a partir de 16 de agosto. Até lá, serão 32 dias sem chuva significativa na Capital.
Segundo o meteorologista da Uniderp/Anhnaguera, Natálio Abrahão, também sofrem com a estiagem as cidades de Água Clara (30 dias), Amambai (26 dias), Angélica (33 dias), Cassilândia (37 dias), Corumbá (39 dias) e Ponta Porã (21 dias). A previsão para os próximos dias no Estado é de céu parcialmente nublado em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.
Em alguns municípios, a umidade relativa do ar ficará baixa à tarde em estado de alerta à saúde com índices beirando os 15%. O ideal, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 60%. Os dias serão com vento fraco a moderado em todas as regiões. As temperaturas em MS poderão variar entre 13ºC a 35°C .
O período será com grande amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e mínima registradas no mesmo dia), ou seja, madrugadas frias e dias quentes com sol brilhando forte. Segundo dados de climatologia do Instituto Nacional de Meteorologia, o esperado de chuva para Estado durante o mês varia entre 25 a 75 milímetros com os maiores acumulados se concentrando na parte centro-sul do Estado.
Segundo a previsão, as chuvas poderão se concentrar mais nas regiões sul, sudoeste (Jardim, Dourados, Ivinhema), central (Sonora, Coxim, Campo Grande), leste (Chapadão do Sul, Três Lagoas, Bataguassu) e do Bolsão (Água Clara, Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Paranaíba) com precipitação acima da média de forma significativa. As demais áreas, espera-se chuva dentro da normalidade ou abaixo do esperado para o mês.
A região mais quente será a Pantaneira (Corumbá, Miranda, Aquidauana, Porto Murtinho) com valor máximo de 35°C. As cidades que fazem parte do bolsão, poderão apresentar temperaturas abaixo da média esperada em até 1,0°C a menos. As informações são do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul).
Fonte: Viviane Oliveira / Campo Grande News
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.