Tentativa de assalto deixa bandidos e reféns mortos no interior do Ceará

Ao menos 12 pessoas teriam morrido em tiroteio no município de Milagres
07/12/2018 10:45 Brasil
Carro do IML retira corpos de bandidos e reféns após tiroteio em Milagres (CE) - Reprodução/BandnewsFM
Carro do IML retira corpos de bandidos e reféns após tiroteio em Milagres (CE) - Reprodução/BandnewsFM

Uma tentativa de assalto a duas agências bancárias no município de Milagres (CE), a 480 km de Fortaleza, deixou mortos na madrugada dessa sexta (7).

O confronto ocorreu por volta das 2h, quando cerca de 30 homens armados e com reféns foram abordados por policiais no momento em que se aproximavam das agências do Banco do Brasil e do Bradesco em uma avenida da cidade, a poucos metros da prefeitura.

Ainda não há o número exato de mortes após o tiroteio, nem se há reféns entre os mortos —a Folha apurou que o número pode chegar a 12. A Secretaria de Segurança Pública do Ceará informou que apura os detalhes da ação.

Em entrevista à radio Bandnews FM na manhã desta sexta, o prefeito de Milagres, Lielson Landim (PDT), afirmou que, entre os mortos, estão ao menos cinco pessoas que foram feitas reféns.

Esses reféns seriam das cidades vizinhas de Salgueiro e Brejo Santo, sendo quatro delas eram da mesma família. “As informações que tenho são de que os reféns foram executados pelos bandidos”, disse Landim.

O tiroteio durou mais de 20 minutos, segundo relato de moradores à imprensa local. Um caminhão atravessado na BR-116, principal acesso a Milagres, foi deixado pelos assaltantes para facilitar a fuga. O assalto não foi concretizado, e a Polícia Militar informou que segue em busca de assaltantes que escaparam. Também investiga quando e como abordaram os reféns que estavam com eles durante a ação. Os corpos foram levados ao Hospital Municipal Nossa Senhora dos Milagres. Dois carros da Coordenadoria de Medicina Legal foram acionados para levar os corpos para autópsia. ​

A taxa de mortes violentas intencionais no Brasil atingiu 30,8 para cada 100 mil habitantes no ano passado, quando morreram dessa forma 63.880 pessoas em todo o país, um avanço de 3% em relação às registradas em 2016. Isso representa um total de 175 assassinatos por dia no país. O índice de 2017 foi o maior da série histórica, iniciada em 2013.

No ano passado, disparou também a quantidade de mortos pela polícia. Foram 5.144 em 2017, uma média de 14 mortos por dia, um avanço de 20% em relação ao ano anterior. Ao mesmo tempo, o número de policiais mortos recuou 5%. Foram 367 no ano passado. 

Todos esses dados do panorama da violência em 2017 aparecem em levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, organização de pesquisadores da área e que compila estatísticas de secretarias estaduais de segurança e das polícias Civil e Militar de todos os estados.

O critério para a soma de mortes violentas intencionais inclui homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte, mortes de policiais em confrontos e mortes decorrentes de intervenções policiais.

Fonte: Marcel Rizzo / Folha de S.Paulo

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.