UBS's de Dourados terão atendimento ampliado e mais médicos para 'desafogar' UPA
Município firmou convênio para implantação do projeto Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde (InovaAPS). - Crédito: Fabiana Oliveira/Dourados News
Na manhã desta terça-feira (27/2) o prefeito de Dourados, Alan Guedes, em coletiva de imprensa realizada no Pronto Atendimento Médico (PAM), anunciou um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sems), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde para a implantação do projeto Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde (InovaAPS).
O município terá 31 novos profissionais para os postos de saúde e a ampliação do horário de atendimento em quatro unidades. Os postos do Jóquei Clube, Ildefonso Pedroso, Jardim Maracanã e Parque do Lago II terão atendimento ininterrupto das 7h às 19h, o que facilitará o acesso da população a serviços como curativos, consultas de rotina e vacinação.
Segundo o secretário municipal de saúde, Waldno Lucena, essas unidades de saúde foram escolhidas considerando o critério populacional e geográfico, sendo uma em cada região da cidade.
“Vamos fortalecer o atendimento primário com a ampliação do quadro de profissionais, o que vai possibilitar que o atendimento nessas unidades seja expandido. Com isso esperamos desafogar o atendimento da UPA, facilitando o acesso da população a todos os serviços que são oferecidos pela unidade básica durante o horário convencional, desde curativos, consultas de rotina ou vacinação”, explica Waldno.
Dourados é o terceiro município do país a fazer parte do programa e o processo seletivo para os novos profissionais será realizado por meio do programa de residência médica em Medicina de Família e Comunidade, com inscrições abertas até 29 de fevereiro, confira aqui o edital.
Além de seis médicos, a equipe multiprofissional contará com enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e dentistas. O investimento total do programa é de R$ 28 milhões, os recursos são oriundos do Ministério da Saúde, destinando R$ 14 milhões por ano para a formação de 31 especialistas anualmente.
Para o prefeito Alan Guedes, a ampliação do número de profissionais da Atenção Básica e do horário de atendimento das UBSs é fundamental para desafogar o atendimento da média e alta complexidade, como é o caso da UPA, que tem capacidade diária de 350 atendimentos, mas tem uma demanda de 600 atendimentos por dia.
"Com a implantação do projeto, visualizamos um quadro de desafogamento e esperamos ter apenas 8% dos atendimentos em média e alta complexidade", afirmou Alan.
Ela informou ainda que dentro do programa serão implantadas novidades que trarão mais celeridade para os atendimentos, como a Teleinterconsulta.
"O paciente recebe o atendimento primário e, se o médico perceber que ele precisa de um atendimento especializado, poderá chamar ao vivo pela tela do computador um cardiologista para realizar o atendimento ali na hora com o paciente", explicou Dinaci.
Fonte: Cristina Nunes / Dourados News
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.