UFGD realiza testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites em abril

13/03/2024 07:35 Brasil

No mês de abril, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) sediará mais uma edição da campanha “Fique Sabendo na Universidade”, com a realização de testes rápidos e sigilosos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Para realizar os exames, não é necessário cadastro prévio, basta comparecer nos locais e horários divulgados. Os resultados ficam prontos em 30 minutos e são entregues diretamente aos usuários, com encaminhamentos posteriores, caso necessário. E o melhor: o teste utiliza apenas uma gota de sangue.

Os atendimentos ocorrerão no início do mês de abril, e toda a comunidade acadêmica pode participar. No dia 02/04, das 7h às 16h, as equipes realizarão os testes rápidos na Divisão de Saúde Comunitária e Estudantil (DISCE), antiga USU, localizada no Centro de Convivência da Unidade 2. Já no dia 04/04, os testes serão realizados na FADIR, das 18 às 21 horas.

O Fique Sabendo é uma ação do Ministério da Saúde iniciada em 2005 e voltada para a ampliação do diagnóstico precoce da população. No caso do HIV, o diagnóstico precoce é fundamental para quebrar a cadeia de transmissão do vírus e promover o acompanhamento do paciente, evitando o desenvolvimento de Aids, além de permitir que o paciente inicie o tratamento mais cedo.

A ação é realizada anualmente pela DISCE, em parceria com o Serviço de Assistência Especializada (SAE) / Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A parceria também segue de forma contínua com a disponibilização de preservativos masculinos e femininos para a comunidade acadêmica durante todo o ano letivo. Atualmente, dispensadores de preservativos estão fixados nos banheiros masculino e feminino e no corredor externo, em frente à DISCE, no Centro de Convivência da UFGD.

Fonte: Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.