Veja como o combustível de má qualidade pode afetar o veículo
Com o preço médio da gasolina 2,75% mais alto em 2018, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a busca por postos com preços mais competitivos aumenta. Porém, é preciso que o motorista fique atento também à procedência e qualidade da gasolina e etanol. Combustíveis adulterados ou de má qualidade podem causar carbonização ou superaquecimento das velas de ignição, alerta a NGK, marca especialista na fabricação do componente.
“Dificuldades na partida, falhas no motor e perda de potência são alguns problemas que podem ser causados pela ação do combustível de má qualidade nas velas de ignição”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK.
O especialista explica que apenas com uma simples análise visual do componente é possível identificar indícios que o combustível utilizado pode não ter uma boa qualidade. Por esse motivo, é importante que o mecânico sempre verifique as condições da vela em uma revisão. “No caso da carbonização, a ponta ignífera da peça fica totalmente coberta com resíduos de carvão. Já em situações onde há acumulo de resíduo vermelho na ponta da vela, indica o uso de combustível com óxido de ferro”, explica Hiromori Mori.
Vela em ordem, mais economia
De acordo com Hiromori Mori, a dica para o motorista que deseja economizar combustível é garantir que as velas de ignição estejam em ordem. “A vela de ignição é responsável por garantir que o combustível seja queimado de forma correta, sem desperdício. Por isso, o bom funcionamento da peça influencia diretamente no consumo de gasolina ou etanol”, alerta o consultor da NGK.
A recomendação da fabricante é que a peça seja inspecionada anualmente, a cada 10 mil quilômetros ou conforme orientação da montadora.
Fonte: Campo Grandes News
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.