Campagnolo apresenta Record e Super Record com 12 velocidades e discos

10/04/2018 18:51 Ciclismo
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Campagnolo, fabricante italiano de componentes de bicicletas, apresentou hoje dois novos grupos equipados com 12 velocidades e opções de freio a disco ou no aro. Os novos componentes Record e SUper Record são compatíveis com rodas livres padrão Campagnolo 11 velocidades e, para isso, todo o conjunto foi estreitado.

Os novos trocadores de 12 velocidades receberam mudanças de ergonomia e, obviamente, de funcionamento. A curvatura na parte inferior da alavanca de freio foi aumentada para melhorar a pegada das mãos nos drops e o ponto de pivotamento foi movido para cima, aumentando a alavanca do sistema.

Os novos componentes são maiores, mas contam com regulagem para adotação a diferentes tamanhos de mão. Os trocadores realizam até cinco trocas para baixo ou três para cima com apenas um acionamento. As versões para disco e freios convencionais são praticamente igual, sendo que a de discos é apenas 8mm mais alta.

Os câmbios dianteiros receberam modificações para melhorar a capacidade de trocar para a coroa grande mais rápido, sendo capaz de trabalhar com diversas linhas de corrente diferentes. Um detalhe interessante é que a fixação do cabo pode variar para receber pneus largos com mais facilidade.

A pedivela Record vem com eixo de aço e rolamentos de cerâmica. Já a Super Record tem versões com eixo de titânio, rolamentos de cerâmica e aranha estendida de fibra de carbono. Os cassetes estarão disponíveis nas versões 11-29 e 11-32, com a coroa mais fina para acompanhar.

A marca italiana apostou em um sistema modular para os freios de aro, sendo eles compatíveis com quadros direct-mount para pneus de até 32mm ou de um parafuso para pneus de até 28mm. Já os discos hidráulicos possuem uma pinça diferente para rotores de 140mm ou 160mm.

Cada pinça tem pistões de 22mm feitos com resina e sistema de retorno magnético. As pastilhas são de resina e possuem uma cobertura de metal. Os discos tem bordas arredondadas e foram testados até 350°C.

Mais informações no site da Campagnolo

Fonte: Pedal

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.