Kerschbaumer supera Nino, Avancini é quarto na Copa do Mundo em Vallnord
A quinta etapa da Copa do Mundo de MTB XCO 2018, realizada na altitude de Vallnord, Andorra, foi marcada por uma vitória inesperada. No masculino, o italiano Gerhard Kerschbaumer superou Nino Schurter com uma larga vantagem 1m13s. O brasileiro Henrique Avancini, primeiro colocado na prova de short track da sexta-feira, ficou em quarto.
No feminino a vencedora também surpreende: Gunn-Rita Dahle, que aos 45 anos conquistou a vitória de número 30 em etapas de Copa do Mundo. O segundo posto ficou para Jolanda Neff e o terceiro para Emily Batty. Raiza Goulão fechou na 30° colocação, com Jaqueline Mourão completando no 40° posto.
A competição foi largamente controlada por Dahle e Neff, que abriram uma vantagem considerável das demais atletas já na metade da prova. Usando toda sua experiência, a Norueguesa soube ler bem sua adversária, deixando para atacar Neff na quarta volta em um momento de fraqueza da campeã mundial.
O resultado positivo injetou novo ânimo na carreira de Gunn-Rita. Em entrevista depois da etapa, ela explicou que estava pensando em se aposentar no fim deste ano, mas a sensação da vitória pode dar novas forças para que ela continue treinando e competindo.
Logo na largada, a dinâmica da etapa de Vallnord foi um pouco diferente das outras. Não é a primeira vez que vemos Nino Schurter atacar logo nos momentos inicias da prova para isolar-se com apenas um adversário, mas desta vez, o feitiço virou contra o feiticeiro.
Na primeira volta, o campeão mundial acelerou, mas acabou sendo capturado e ultrapassado pelo italiano Gerhard Kerschbaumer. Eventualmente, Nino conseguiu capturar seu adversário, principalmente utilizando sua enorme capacidade técnica nas descidas. Mas, diferente de outras ocasiões, desta vez Nino parecia desconfortável e sem o costumeiro controle sobre a situação.
Com isso, volta após volta vimos Kerschbaumer abrindo nas subidas e Schurter buscando nas descidas - porém, cada vez que isso acontecia, o suíço parecia ficar mais exausto. Na sexta de oito voltas, finalmente a capacidade de escalada superior de Kerschbaumer se fez valer, com o italiano ganhando distância sobre Nino para não mais perder. No fim, ele cruzou a meta com relativa tranquilidade - fazendo parecer fácil superar Nino Schurter.
Alguns momentos depois, Mathieu Van Der Poel cruzou a meta para fechar o Top 3, com Avancini passando logo em seguida para conquistar mais um excelente resultado. Além de garantir o pódio, o brasileiro ainda mostrou muita maturidade em um grande duelo contra Jordan Sarrou - que fechou em quinto lugar.
Assista a prova masculina e a feminina.
Confira abaixo os resultados parciais e aguarde atualização da matéria.
1 - Gerhard Kerschbaumer
2 - Nino Schurter
3 - Mathieu Van Der Poel
4 - Henrique Avancini
5 - Jordan Sarrou
1 - Gunn-Rita Dahle
2 - Jolanda Neff
3 - Emily Batty
4 - Anne Tauber
5 - Maja Wloszczowska
Fonte: Gustavo Figuereido / Pedal
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.