Prêmio busca empresas que estimulam uso da bicicleta para ir ao trabalho

19/04/2018 14:04 Ciclismo
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A ONG Bike Anjo criou uma premiação para destacar as empresas paulistanas que estimulam seus funcionários a pedalar para ir e voltar do expediente.

O prêmio SP de Bike ao Trabalho julgará as iniciativas de acordo com o impacto gerado, resultados de longo prazo e o ineditismo da ideia.

A premiação tem três categorias e será simbólica: os vencedores levam um troféu e terão suas ações divulgadas pelos parceiros do concurso, a GCAA (Chamado Global para Ação Climática, na sigla em inglês) e o Instituto Ethos.

As inscrições estão abertas até 27 de abril. Os vencedores serão anunciados em um evento no dia 11 de maio.

O Ethos também lançou um guia para as empresas medirem seu impacto na mobilidade urbana das cidades onde estão instaladas.

Ir de bicicleta ao trabalho ajuda a reduzir o trânsito e a poluição e dá a chance de aproveitar o tempo de deslocamento para fazer exercício e ver a cidade de outra forma.

Com a ampliação das ciclovias e do empréstimo de bikes na cidade, mais pessoas em São Paulo passaram a fazer sobre duas rodas o trajeto entre a estação de metrô e o trabalho, como se vê na região da Faria Lima.

A chegada do empréstimo sem estação, previsto para julho, deve aumentar ainda mais as possibilidades de pedalar para percorrer a primeira ou a última parte do caminho.

A seguir, algumas sugestões deste blog para empresas que queiram apoiar seus funcionários a usar mais a bicicleta:

– Reembolsar o uso de sistemas de empréstimo, como o Bike Sampa.

– Oferecer bicicletários em lugares de fácil acesso e protegidos da chuva.

– Se a empresa tem saída em várias ruas, não restringir a passagem de ciclistas a apenas uma delas.

– Disponibilizar um vestiário com chuveiro e, caso ele já exista, divulgar bem sua localização.

– Sugerir rotas para pedalar entre a empresa e pontos de interesse, como estações de metrô. Se não houver ciclovias por perto, uma opção é seguir por ruas paralelas que tenham menor movimento.

Fonte: Rafael Balago / Folha de S.Paulo

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.