Candidatos reclamam de erros em prova de concurso para professores

Prova com mais de 14 mil candidatos foi realizada no último domingo em Campo Grande e Dourados
17/12/2018 20:34 Concursos e Emprego
Texto apresenta parágrafo único, mas questões falam sobre outros parágrafos (Foto: Direto das Ruas)
Texto apresenta parágrafo único, mas questões falam sobre outros parágrafos (Foto: Direto das Ruas)

Candidatos da prova de concurso para professores aplicada no domingo (17) relatam a existência de erros. Sob a condição de anonimato, os concorrentes alegam várias situações incomuns, como a dificuldade em enxergar a tabela periódica, falta de formatação e de parágrafos nos textos.

Um dos candidatos afirmou que em 15 questões se fazia necessário o uso da tabela periódica, porém, segundo ele, a tabela não estava legível, dificultando na execução da prova. “Questões de cálculo envolvem saber o número atômico do componente químico, mas não dá para enxergar a tabela. Ou seja, 15 questões não eram possíveis fazer. Estão ilegíveis”, reclama.

O candidato acredita que a imagem foi retirada da internet e impressa, ficando desfocada. “[A prova] foi feita para ninguém passar”, diz.

Outro candidato afirma que o nível da prova foi elevado, porém afirma que há “equívocos de estrutura”. As questões de números 9 e 10 são formuladas em cima do texto “Lição de Violão”. É possível perceber na imagem acima que não há parágrafos no texto, entretanto os questionamentos são sobre vários parágrafos, que não aparecem.

“Na hora de formatar não tinha [parágrafo]. Isso aconteceu em umas seis questões. Também tem “Brasil” com letra minúscula. Determinada questão falava “vizinhança”, mas estava escrito “vizinha”. Ninguém está contestando a parte teórica”, afirma o candidato.

O Campo Grande News apurou que candidatos estão se mobilizando via WhatsApp e recolhendo assinaturas na tentativa de anular a prova.

A assessoria de imprensa da SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) informou que deve se posicionar em breve. A reportagem tentou contato com a Funrio, organizadora do concurso, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

A concorrência pública oferta mil vagas de professores e servidores do setor administrativo. A prova foi aplicada em Campo Grande e Dourados. São 14.370 candidatos inscritos.

Conforme o edital do concurso, os profissionais deverão atuar nas áreas de Arte, Ciências da Natureza – Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira – Inglês, Língua Portuguesa/Literatura, Matemática e Química. A carga horária é de 20 horas semanais com salários de R$ 2.878.

Fonte: Gabriel Neris / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.