Almir Sater é a primeira atração confirmada do Festival de Inverno de Bonito em 2015

18/05/2015 16:19 Cultura / Lazer
Almir Sater.. Divulgação
Almir Sater.. Divulgação

O secretário de Estado Athayde Nery (Sectei) informou no evento de lançamento do programa "Embaixadores de Eventos em Bonito" no último sábado (9) que os festivais de Inverno de Bonito e da América do Sul receberam um grande aliado para a realização dos mesmos, trata-se do cantor, compositor e violeiro Almir Sater, que disponibilizou para ambos os festivais a apresentação com sua banda a título de colaboração aos eventos.

Almir ressaltou que "o Mato Grosso do Sul já me deu muito, é uma maneira de retribuir tudo que recebi do MS", desta forma já temos o primeiro nome de relevância nacional participando da programação do Festival de Inverno de Bonito.

Nascido em Campo Grande Mato Grosso do Sul desde os doze anos já tocava viola e gostava do mato e sons da natureza. Aos vinte anos mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar Direito, mas desistiu da carreira de advogado, tornando-se músico, motivado inicialmente por escutar no Largo do Machado uma dupla tocando viola caipira.

Dedicou-se ao seu estudo de música, tendo Tião Carreiro como mestre. Retornou a Campo Grande onde formou a dupla Lupe e Lampião com um amigo, adotando Lupe como nome artístico.

Em 1979 foi para São Paulo, onde iniciou um trabalho com Tetê Espíndola, acompanhando também a cantora Diana Pequeno.

Gravou seu primeiro disco em 1981, "Estradeiro" contando com a participação de Tetê Espíndola, Alzira Espíndola e Paulo Simões. Fez parte da Geração Prata da Casa no início dos anos 80, sendo uma das principais atrações do movimento que juntou os maiores expoentes da música sul-mato-grossense.

Em 1986, juntamente com o parceiro Paulo Simões, com o maestro e violinista Zé Gomes, o jornalista, crítico e pesquisador Zuza Homem de Mello e do fotógrafo Raimundo Alves Filho, iniciou uma comitiva que explorou o Pantanal, realizando registros fotográficos, pesquisando o modo de vida dos pantaneiros, de maneira poética, enquanto percorriam o Paiaguás, Nhecolândia, Piquiri, São Lourenço e Abobral. Esse projeto, batizado de Comitiva Esperança, resultou em um documentário co-produzido pelo próprio artista juntamente com Paulo Simões.

Em 1988 foi escolhido por unaminidade pela crítica para participar da abertura do Free Jazz Festival, em 1989, ao lado de nomes sagrados da música mundial. Dono de um talento ímpar e versatilidade como cantor, compositor, violeiro e instrumentista, sendo reconhecido como um dos artistas mais completos da música brasileira.

Almir participou do primeiro Festival de Inverno de Bonito, no ano 2000, e mais duas outras edições, sempre encantando o público bonitense e turistas presentes no festival.

Mais uma vez Almir Sater nos prestigiará com sua música maravilhosa que privilegia a origem da nossa cultura.

 

Fonte: BonitoNet

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.