Artista ganha vida na Vila São Pedro produzindo estátuas de cimento

22/07/2014 12:34 Cultura / Lazer
Elias cria esculturas às margens da BR-163, na Vila São Pedro, em Dourados Foto: Hedio Fazan.
Elias cria esculturas às margens da BR-163, na Vila São Pedro, em Dourados Foto: Hedio Fazan.

Quem passa pela BR-163, no distrito de Vila São Pedro, em Dourados, talvez já deve ter visto um escultor dando forma a estátuas sacras e pantaneiras. À beira da rodovia, Elias José Simões, de 44 anos, cria diferentes tipos de obras, todas encomendadas, geralmente, por clientes que passam pelo local e admiram o seu trabalho.

Autoditada, Elias aprendeu sozinho a técnica de concreto armado. Já são dez anos que ele esculpe obras, a maioria pantaneira, instalados na entrada de cidades sul-mato-grossenses, como Laguna Carapã, Anhanduí, Chapadão do Sul, Fátima do Sul. São onças, vacas, bois, peixes, papagaios, tucano, tuiuiú. “Já fiz umas 200 esculturas, a maioria com dois metros de altura”, diz o escultor.

De uns anos para cá ele vem recebendo encomendas de obras sacras. Os primeiros pedidos foram feitos por igrejas católicas, com imagem de Nossa Senhora, e depois a clientela se estendeu para outras religiões, como candomblé.

Cada peça tem aproximadamente dois metros de altura e todo o processo de confecção é feito em até 40 dias. “Não fico exclusivamente numa peça para não perder tempo. Prefiro trabalhar duas ou mais ao mesmo tempo”, disse o escultor, que estudou até o segundo ano primário.


Elias finaliza a obra com massa acrílica e esmalte sintético.
 


Artesão é especialista em obras pantaneira e sacra

Sua paixão pela arte começou na juventude e foi ganhando forma e qualidade à medida que ele passou a criar cada vez mais peças em tamanhos e formatos diferentes. Toda a armação de cada estátua é feita com arame reciclado e somente o vergalhão (ferragem) é comprada. “Garanto que é uma obra minha é super resistente, capaz de suportar o peso de quatro pessoas”, conta.

Após armar a estrutura, ele diz que a peça começa a ganhar o concreto, que é todo remodelado à mão. Ele sempre pede ao cliente, quando possível, uma réplica em miniatura ou uma foto para tirar medidas, porém, faz adaptações quando necessário, para dar novo formato. Com a escultura pronta, finaliza a obra com massa acrílica e esmalte sintético.

Além de confeccionar obras em concreto, Elias também faz restauração de peças e confecciona postes, vasos e demais objetos em concreto. Todo o trabalho é manual e o preço varia. Uma estátua sacra de dois metros, segundo ele, custa entre R$ 3 mil e R$ 6 mil.

Interessados em adquirir obras de Elias podem entrar em contato pelo telefone (67) 9618-9552. Na rede social dele, do facebook, é possível encontrar mais obras.


 


 


 


 

Fonte: Dourados Agora

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.