Balneário de Bonito é fechado às vésperas do Carnaval por violação das normas ambientais
Superlotação e presença de bares foram apontadas como algumas das irregularidades - Crédito: Divulgação
O Balneário Bosque das Águas, localizado em Bonito, teve sua Licença de Operação cancelada e seu proprietário multado em R$ 180 mil devido a infrações ambientais. A ação, denominada Operação Carga Máxima e conduzida pelo Governo do Estado, inspeciona empreendimentos situados ao longo do rio Formoso.
O objetivo da operação é garantir a conformidade dos atrativos turísticos com as condições estabelecidas nas licenças ambientais, incluindo a capacidade de visitantes autorizada e a contribuição para a preservação do meio ambiente.
De acordo com informações do site midiamax, as irregularidades encontradas no balneário estão a superlotação, a presença de bares e equipamentos de som nas margens do rio (área de preservação ambiental) e o consumo de alimentos em plataformas flutuantes, bem como a circulação sobre a vegetação nativa sem cuidados ou orientações adequadas.
O diretor presidente do Imasul, André Borges, enfatizou que durante o feriado de Carnaval, os fiscais estarão atentos à lotação dos atrativos turísticos. A operação envolve diversos órgãos, como o Imasul, a Polícia Militar Ambiental, a Prefeitura de Bonito, o Corpo de Bombeiros e o Ministério Público Estadual. O promotor de Meio Ambiente de Bonito, Alexandre Estuqui Junior, acompanhará pessoalmente as diligências, enquanto o batalhão de choque da Polícia Militar estará preparado para intervir, se necessário.
Essa operação é parte das ações do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) criado para estudar medidas de proteção ao Rio Formoso, considerando sua fragilidade e o aumento das atividades turísticas em suas margens. O GTI é composto por representantes de várias entidades, incluindo a Semadesc, a Secretaria de Governo, a Seilog, a Agesul, a Sanesul, o Imasul, a Prefeitura de Bonito e a empresa Ambiente MS Pantanal, responsável pelo saneamento no município.
Fonte: Da redação / Dourados News
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.