"Boyhood" se impõe no Globo de Ouro, que pode mudar corrida para o Oscar

12/01/2015 09:14 Cultura / Lazer

Por Mary Milliken e Piya Sinha-Roy

BEVERLY HILLS (Reuters) - "Boyhood ? Da Infância à Juventude" ganhou o cobiçado Globo de Ouro de melhor drama na noite de domingo, enquanto o curioso filme de época "O Grande Hotel Budapeste" foi o surpreendente vitorioso na categoria melhor comédia ou musical, em uma grande reviravolta na temporada de premiações que tinha "Birdman" como favorito.

A primeira grande premiação para a indústria cinematográfica de Hollywood se dividiu este ano entre muitos filmes, o que indica a possibilidade de uma complexa corrida para a principal honraria concedida ao setor, em 22 de fevereiro.

Estrelas como George Clooney e Helen Mirren aproveitaram a noite de gala para mostrar apoio à livre expressão e as vítimas de um ataque letal a um jornal francês satírico na semana passada.

O presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, que organiza o Globo de Ouro, levou a plateia a uma ovação de pé, ao dizer: "Juntos, vamos permanecer unidos contra qualquer pessoa que queira reprimir a liberdade de expressão em qualquer lugar, da Coreia do Norte a Paris".

"Boyhood ? da Infância à Juventude" levou três Globos de Ouro, dos cinco para os quais fora indicado, incluindo a maior honraria da noite, na categoria drama, uma recompensa para a iniciativa cinematográfica sem precedentes de fazer um filme ao longo de mais de 12 anos com os mesmos atores.

O homem por trás do experimento de baixo orçamento, Richard Linklater, ganhou o prêmio de melhor diretor e Patricia Arquette, o de melhor atriz coadjuvante.

Se "Boyhood" ganhar o Oscar de melhor filme, isso representará uma conquista extraordinária para um filme feito por um pequeno estúdio, o IFC Films.

"Quando ele veio até nós com esse projeto há 14 anos, eu disse que sim, o homem tem tanta humanidade. Ele é tão humilde. Ele dedicou tanto de sua própria vida a esse filme", disse o produtor de "Boyhood", Jonathan Sehring, referindo-se a Linklater.

"Birdman", uma sátira do show business que liderava em indicações, com sete, ganhou na categoria de melhor roteiro e melhor ator em comédia ou musical, para Michael Keaton, que protagonizou um retorno, tanto no filme como na vida real.

Mas perder na categoria de melhor comédia ou musical para "O Grande Hotel Budapeste", do diretor Wes Anderson, foi um grande golpe para "Birdman". A exuberante história de um porteiro de hotel envovlido em um mistério de assassinato e assalto ganhou apenas esse prêmio.

Até 10 filmes podem estar na disputa pelo Oscar de melhor filme. Nos últimos dois anos, o vencedor de melhor drama no Globo de Ouro ganhou também o Oscar de melhor filme.

"JOGO DA IMITAÇÃO"

Outro candidato dramático a sofrer decepção foi o filme biográfico sobre Martin Luther King Jr., "Selma", que fez história com a primeira indicação de melhor diretor para uma mulher norte-americana negra. O longa ganhou o prêmio de melhor canção original, com "Glory".

"O Jogo da Imitação", um filme biográfico britânico sobre um herói que quebrou códigos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, foi embora de mãos vazias, apesar da popularidade de seu astro, Benedict Cumberbatch, e o peso de sua distribuidora, a Weinstein Co.

Julianne Moore ganhou como melhor atriz em um drama como paciente em início precoce de Alzheimer em "Para Sempre Alice", enquanto Eddie Redmayne levou melhor ator em um drama por sua interpretação do físico Stephen Hawking em "A Teoria do Tudo".

George clooney recebeu um Globo de Ouro honorário por sua carreira.

Fonte: R7

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.