Dourados completa 79 anos de existência

20/12/2014 21:48 Cultura / Lazer
Cidade cresce e é uma das mais importantes economicamente para o Estado (Foto: Arquivo/Ademir Almeida).
Cidade cresce e é uma das mais importantes economicamente para o Estado (Foto: Arquivo/Ademir Almeida).

Neste sábado (20) Dourados completa 79 anos de existência, como uma cidade consolidada como a mais representativa do interior do Estado. Ao longo dessas sete décadas, o município passou por várias transformações políticas e sociais. Atualmente, a cidade cresce em uma velocidade muito grande, o que fica claro com a recente expansão do perímetro urbano entre outros fatores.

Atualmente, conforme o último levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade possui uma população de 210.218 pessoas. Há apenas 14 anos, a população não chegava a 200 mil, com o acolhimento de 164.949 pessoas de acordo com o Censo do IBGE.

Ao longo de todos esses anos, a cidade tornou-se uma das mais importantes no país no que diz respeito ao agronegócio, sendo um verdadeiro 'oásis' para pequenos e grandes produtores, que encontraram aqui uma oportunidade de crescer. Além disso, o empreendedorismo de muitas pessoas em diversos setores também é fator de fomento não apenas ao crescimento econômico em si, mas também ao social. Há de se destacar ainda os incentivos a uma vocação industrial, principalmente no setor metalmecânico e sucroalcooleiro.

E não é possível deixar de destacar também o fato de Dourados ser um pólo educacional muito importante para o Estado, a região Centro-Oeste e o país, abrigando quatro universidades de grande porte com referências nacionais em qualidade de ensino, são elas: UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados) e Anhanguera.

Ainda conforme o IBGE, a projeção é de que o município chegue, em um período estimado de 10 anos, a uma população de mais de 300 mil pessoas.

Fonte: Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.