Em Ponta Porã, MS, brasileiros e paraguaios festejam carnaval com guerra de bexigas de água

Brincadeira é regulamentada por lei municipal e pode se disputada somente em duas quadras de avenida da cidade.
11/02/2018 17:13 Cultura / Lazer
Participante da guerra de bexigas de água em Ponta Porã (MS) se 'arma' para confronto (Foto: Reprodução/TV Morena)
Participante da guerra de bexigas de água em Ponta Porã (MS) se 'arma' para confronto (Foto: Reprodução/TV Morena)

Em Ponta Porã, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, um dos destaques da programação de carnaval é a tradicional guerra de bexigas de água. A brincadeira é realizada há mais de 60 anos e fortalece a união entre brasileiros e paraguaios na região.

A folia é regulamentada por lei municipal desde 2001. A guerra de bexigas de água só pode ser disputada ao longo de duas quadras da avenida Brasil, a principal de Ponta Porã, e somente no domingo e terça-feira de carnaval. A Polícia Militar faz a fiscalização no local, e o Conselho Tutelar também acompanha a brincadeira, que reúne famílias inteiras.

Um dos grupos de paraguaios que participa da “guerra” neste domingo disse que há uma semana está se preparando para a brincadeira. Divididos em turnos, os integrantes conseguiram encher 50 mil bexigas para a brincadeira, que vai até às 17h (de MS).

Quem prefere não se molhar acompanha a guerra à distância.

Fonte: G1 MS

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.