Festival América do Sul, em Corumbá, será no final de agosto

07/05/2015 23:39 Cultura / Lazer
Programação do Festival América do Sul Pantanal será distribuída ao longo de três dias..
Programação do Festival América do Sul Pantanal será distribuída ao longo de três dias..

Diante da necessidade de mais tempo para a execução e captação de recursos, o  Festival América do Sul Pantanal será realizado em uma nova data – de 20 a 22 de agosto. Inicialmente, o Fasp estava previsto para acontecer de 03 a 07 de junho, em Corumbá-MS.

Essa será a décima segunda edição do Festival que, neste ano agrega o nome Pantanal, e promove o fortalecimento da identidade intercontinental por meio da cultura, da integração e do turismo. A mudança da data garantirá melhor participação da população local, amplamente discutida em uma audiência pública realizada recentemente no município. A proposta do Governo esse ano é de uma nova maneira de realização com a participação efetiva do município, contribuindo dessa forma com a sustentabilidade do evento para os próximos anos.

A programação  do Festival América do Sul Pantanal será distribuída ao longo de três dias e  será adequada a um novo formato, mantendo as manifestações já tradicionais como exposições de artes plásticas, fotografia, artesanato, cinema, espetáculos de teatro, dança,  shows musicais e resgatando as palestras e debates.

O envolvimento  da comunidade local será fortalecido com parcerias com o poder público, por meio dos  gestores municipais  de cultura e turismo, e da máxima utilização da mão de obra local, uma das grandes reivindicações apresentadas durante a audiência pública  realizada no dia 12 de março.

Soy loco
Diante dessa mudança, o concurso de vídeo “Soy loco por ti América”, que neste ano tem o tema “Mato Grosso do Sul: o olhar da juventude”, ganhará mais tempo para a sua realização, com a prorrogação das inscrições até o dia 20 de julho. O concurso “Soy Loco Por Ti América” é uma das ações mais importantes do “Festival América do Sul Pantanal”. Adaptado aos novos tempos, em que a rede mundial e a tecnologia são cada vez mais utilizadas, o “Soy Loco” vai focar a partir desta edição na produção de vídeos de estudantes e universitários sul-mato-grossenses.

Os alunos que poderão concorrer no “Soy Loco” são estudantes do ensino fundamental, do ensino médio e superior de todo o Mato Grosso do Sul. Desde o 8º ano do ensino fundamental até o aluno que está cursando o último ano da universidade, tanto das escolas públicas como privadas. Os vídeos poderão ter até 2 minutos de duração e as inscrições serão feitas pelo preenchimento de um formulário eletrônico on line. O edital do concurso, inscrições e todas as informações, inclusive um guia de como produzir um vídeo, está disponível no site do festival pelo endereço: www.festivalamericadosulpantanal.com/soyloco .

Festival de Inverno de Bonito
Pelos mesmos motivos, o Festival de Inverno de Bonito, também terá alterações. A data, inicialmente acordada com a população em uma audiência pública realizada no dia 15 de abril, será mantida, mas a programação foi reduzida. A 16º edição do  Festival de Inverno de Bonito vai acontecer de nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto e levará para o município além dos shows musicais, peças teatrais, exposições de artes plásticas, artesanato, cinema e dança.

 

Fonte: Notícias MS

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.