Frio não inibe público que prestigia desfile na Capital

27/08/2013 09:48 Cultura / Lazer

Nem o frio de 7,1 graus centígrados, inibiu um grande público de comparecer ao centro da Capital para assistir ao desfile cívico comemorativo aos 114 anos de emancipação político-administrativa de Campo Grande, realizado na manhã de ontem na rua 14 de Julho, entre a Avenida Mato Grosso e rua 15 de Novembro.

Segundo a Polícia Miltar, cerca de 12 mil pessoas prestigiaram o desfile, que teve início pontualmente às 8h, pela Banda Municipal Maestro Ulisses da Conceição e que contou com a participação de 61 instituições, entidades públicas, privadas e organismos militares que também prestaram homenagem ao aniversário da Cidade Morena.

O frio, que causou uma sensação térmica de até um grau, provocou o uso pelos participantes do desfile, de pesados casacos, que não tiraram o brilho da mobilização cívica para comemorar os 114 anos da Capital e que contou com a participação de muitas crianças.

Após a Banda Maestro Ulisses Conceição, passaram pelo palanque oficial um cortejo de veículos antigos, os carros do Clube do Fusca e os dinossauros dos triciclos, tradicionais em Campo Grande, seguindo-se as apresentações das escolas públicas e particulares, fanfarras e entidades.

As duas maiores corporações que desfilaram, foram do Colégio Militar de Campo Grande, com cerca de 500 integrantes, que se apresentaram de forma impecável, uniformizados e em marcha no estilo militar e da Força Jovem Universal, também com 500 participantes, que alegraram o público com sua jovial saudação a Campo Grande com o espírito religioso.

Também foram aplaudidos pelo público, os participantes de entidades como a comunidade Nipo-Brasileira, que apresentou uma coreografia de dança e música típica japonesa; as colônias boliviana e paraguaia de Campo Grande e entidades da cultura afro, cada qual demonstrando a miscigenação que forma a população da Capital.

Entre as apresentações que realizaram homenagem ao prefeito da Capital, estão a Banda do Instituto Mirim, que interpretou em frente ao palanque oficial, a música Merceditas, tradicional canção de origem paraguaia, em alusão às raízes de Alcides Bernal e a Colônia Paraguaia de Campo Grande.

A cultura do carnaval também se fez presente no desfile, com escolas de samba, passistas, mestre-sala e porta-bandeira com muito ritmo e alegria dos participantes e samba no pé.

O município, por intermédio de suas secretarias e autarquias, se fez presente com grande número de participantes do desfile, apresentando os projetos e programas desenvolvidos pela administração pública, nas mais diversas áreas de atuação, todas com bastante desenvoltura e animação.

As corporações militares que atraíram aplausos do público desfilaram por último, como a Guarda Municipal, os componentes da Base Aérea de Campo Grande e o Exército Brasileiro, representado pelo 20º Regimento de Cavalaria Blindado, que apresentaram homens, armas e tanques de guerra.

O desfile foi encerrado com uma apresentação especial da Banda Maestro Ulisses Conceição, que interpretou em frente ao palanque, a canção Parabéns!.

CONFORTO

Para garantir conforto e maior segurança para o público durante o desfile, que teve duração de duas horas e meia, foram disponibilizadas arquibancadas nos dois lados da rua 14 de Julho, com capacidade para 4 mil espectadores sentados; sanitários químicos e pontos de distribuição de água, em razão da baixa umidade relativa do ar registrada na última semana.

Equipes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Exército, Corpo de Bombeiros e Samu também se posicionaram para garantir segurança ao público, que se comportou de forma ordeira, aplaudiu e vibrou muito com as corporações que desfilaram em homenagem a Campo Grande.

Fonte: dourados agora

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.