No principal Carnaval do MS, Nova Corumbá fica com o título de 2018

A Pesada, com um ponto e menos, ficou em segundo, enquanto a Caprichosos de Corumbá foi a terceira colocada
14/02/2018 22:59 Cultura / Lazer

A campeã do Carnaval corumbaense deste ano é A Mocidade Independente da Nova Corumbá, que chegou ao título com o samba enredo "Optchá, Sob um céu de estrelas, a sorte da Mocidade". Ao todo, a escola somou 179,5 pontos e ficou um a frente da vice-campeã, A Pesada.

Conforme o jornal Diário Corumbaense, a Nova Corumbá só não conseguiu nota máxima em três quesitos, sendo eles comissão de frente, enredo, harmonia e evolução. Fizeram parte do desfile elementos da vida dos ciganos. Das dez agremiações que desfilaram, apenas a campeã e a vice não receberam punições.

As cores, a vibração, a cultura e a beleza do povo cigano deram o tom sobre o misticismo que envolve a mulher cigana, trazendo ao público os costumes de um povo livre, que não se fixa em nenhum local e, por isso, já sofreu muito com o preconceito de quem não entende sua cultura.

No desfile, Santa Sara Khali, padroeira dos ciganos, foi exaltada. De acordo com a tradição, no início da Era Cristã, Sara estava em um barco à deriva com outros cristãos e afirmou que se sobrevivesse usaria lenço sobre seus cabelos para o resto da vida. Por isso, o hábito das ciganas de usarem bastante o lenço.

Apresentando a escola, a Comissão de Frente representou "A Caravana da Alegria Chegou!". Coreografados por Edelton Mendes, os 10 bailarinos – divididos em cinco casais – estavam vestidos tipicamente e apresentaram danças ciganas ao redor da fogueira que dão início aos festejos dos Roma.

No seu bailado, encenaram situações que lembram à memória afetiva do público, como a leitura das mãos, a alegria e a habilidade para o comércio. Terceiro carro Festa Cigana trouxe uma das características mais claras dos ciganos que aportaram no Brasil, a alegria com que tratam as pessoas, comemorada com muita musicalidade e dança.

Classificações - A segunda colocada foi A Pesada com 178,5 pontos, seguida pela Caprichosos de Corumbá, que conseguiu 177,4 pontos, enquanto a quarta colocada, Estação Primeira, somou com 176,7 pontos.

Já no quinto posto ficou a escola Marquês de Sapucaí, com 176,6 pontos. Depois, vieram Império do Morro, em sexto com 176,6 pontos, Imperatriz (7º com 176,4), Vila Mamona (8º com 174,1), Acadêmicos do Pantanal (9º com 174) e Major Gama (10º com 169,8), conforme publicado pelo Diário Corumbaense.

Fotos - A equipe do iFato estava em Corumbá nos dias de carnaval e disponibiliza fotos exclusivas de momentos do desfile da grande campeã.

Fonte: Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.