Organização cria Fórum Municipal em Bonito para conseguir recursos à Cultura

Posso da diretoria aconteceu nesta quinta-feira (8)
09/03/2018 15:53 Cultura / Lazer
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Grupo formado por artistas e comerciantes do setor cultural de Bonito, 300 km de Campo Grande, criaram o Fórum Municipal da Cultura com a finalidade de promover a área e estabelecer estrutura ao município para que repasses sejam destinados à Cultura. A posse da diretoria aconteceu nesta quinta-feira (8) e integrantes vão auxiliar no processo de criação do Conselho de Políticas Culturais (CMPC) e na implantação do Sistema Municipal de Cultura.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Roseli Gambim destacou a importância da criação da Lei Estadual do Sistema de Cultura. "Para essa verba ser repassada aos municípios, deve existir um fundo e esse fundo só é criado, essa verba, esse 1%, ou o que for determinado, ele só chega a este encontro caso o município esteja organizado”, explicou.

Ainda conforme ela, somente com a união dos membros do setor, com a implantação de lei que institui o sistema Municipal de Cultura, com um Conselho Municipal de Cultura, juntamente com o Fórum Municipal de Cultura, repasses serão destinados.

Ela ainda pontou as questões financeiras. "Nós não temos em mãos. Então nós estamos fazendo todo esse trabalho burocrático. Já estamos com a lei no nosso jurídico, para fazer uma análise, um estudo, para ser encaminhada para a Câmara Municipal para que ela seja aprovada e consequentemente, também já estamos assim, com o papel pronto para estruturar o nosso Conselho Municipal de Cultura e darmos continuidade aos demais segmentos e ações", finalizou.

Fórum

Presidido pela contadora de histórias Fernanda Reverdito, o fórum foi explicado aos integrantes. "O fórum é a sociedade civil organizada que resolveu se juntar, porque para as coisas acontecerem é necessário um Sistema Municipal de Cultura, e esse sistema só funciona se a sociedade estiver participando. Um dos objetivos é ajudar o município nesse Sistema, para que ela saiba um diagnóstico de cada músico, de cada artista plástico, de cada artesão, artes de forma geral, para que no momento que a gente tenha uma apresentação, sempre tenhamos artistas locais e não favorecendo só um, mas várias categorias".

A primeira reunião contou com a presença dos representantes do Fórum Estadual de Cultura, Fernanda Teixeira e Ricardo Maia, que é superintendente de Cultura do PROSIMC (Projeto de Apoio à Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura de Campo Grande). Na ocasião Ricardo destacou a importância da Implantação do Plano Municipal de Cultura e da inserção do município no Sistema Nacional de Cultura (SNC), que fortalecerão as políticas de desenvolvimento sociocultural e a capacidade de angariar incentivos para que as atividades do setor jamais cessem. 'Mas, para isso é preciso um trabalho continuo'.

O diretor-presidente da Fertel e ativista cultural de Bonito, jornalista Bosco Martins, que embora incentivador não esteve presente, elogiou a constituição da diretoria do Fórum, as homenageadas pelo Dia da Mulher e a iniciativa da sociedade civil organizada de Bonito na busca por assegurar uma efetiva participação cultural do município juntos as conferencias nacionais, estaduais e municipais.

"Isso é uma das prerrogativas emitidas pelo Ministério da Cultura para aprovação de propostas e projetos na área que beneficiam município e estado. É sem dúvida uma vitória da cultura e da sociedade organizada para Bonito e para o estado de Mato Grosso do Sul’, finalizou Martins.

Fonte: Mariane Chianezi / Midiamax

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.