Orquestra Indígena de MS se apresenta no Rio durante a Copa

07/05/2014 13:49 Cultura / Lazer
Divulgação
Divulgação

A Orquestra Indígena Teko Arandu, iniciativa do Instituto Ressoarte apoiada pelo Oi Futuro através do programa Oi Novos Brasis, vai se apresentar no Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo. O Teko Arandu foi o único projeto selecionado, do Mato Grosso do Sul, pelo Concurso Cultura 2014 que definiu as manifestações culturais que farão parte da programação da competição no Brasil.

Os 114 projetos classificados se apresentarão nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo, de 10 de junho a 15 de julho, totalizando 892 apresentações de trabalhos artístico-culturais em todas as regiões do país. As apresentações abrangem manifestações artísticas como circo, teatro, música, artes visuais, dança, manifestações tradicionais, literatura e audiovisual. A Orquestra Indígena Teko Arandu faz parte do grupo de ‘Manifestações Tradicionais’ e configura entre os cinco projetos do Centro Oeste escolhidos para o evento (três do Distrito Federal, um do Mato Grosso e um do Mato Grosso do Sul). As datas e locais das apresentações da orquestra no Rio de Janeiro ainda serão definidas.

O objetivo do Ministério da Cultura é fomentar a programação cultural dessas cidades e dar espaço a pequenos e médios produtores culturais durante um dos maiores eventos esportivos do mundo, apresentando a riqueza e pluralidade da cultura nacional a brasileiros e estrangeiros.

Sobre a Orquestra Indígena
A orquestra ‘Teko Arandu’, projeto selecionado pelo Programa Oi Novos Brasis do Oi Futuro, beneficia 125 crianças, adolescentes e jovens, na faixa etária entre seis e 24 anos, das comunidades e escolas indígenas da rede pública de ensino de Anastácio e Aquidauana (MS). Os alunos recebem oficinas de formação musical teórica e prática de instrumentos de percussão, sopro e cordas (violão) e de musicalização. O objetivo é oferecer formação musical continuada a jovens em situação de vulnerabilidade social.

Sobre o Instituto Ressoarte
O Instituto RessoArte é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como sua missão principal a construção de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável. Seu foco é incidir em espaços de discussão sobre políticas públicas e ações para o desenvolvimento local, com ênfase nas áreas da Cultura da Infância, Cultura de Paz, formação profissional e tecnológica e socioambiental, promoção do desenvolvimento econômico, do voluntariado, da ética e dos direitos humanos por meio de uma gestão compartilhada e participativa (estado-sociedade civil), visando promover formação cívica, educacional e cultural aos seus participantes. O Instituto desenvolve suas ações há cinco anos nos municípios de Anastácio e Aquidauana, situados a 125 km da capital Campo Grande.

Fonte: Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.