Paraguai tem caverna aquática gigante a poucos quilômetros de Mato Grosso do Sul (veja vídeo)

29/11/2013 00:02 Cultura / Lazer
Local foi descoberto por exploradores apenas no ano de 2007. Foto: Divulgação
Local foi descoberto por exploradores apenas no ano de 2007. Foto: Divulgação

A poucos quilômetros da fronteira entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai, ficou escondida até 2007 dentro da mata uma das mais intrigantes cavernas aquáticas da América do Sul. Kururu Kua, ou buraco do sapo, em guarani, fica em uma fazenda no distrito de Rinconada, em Bella Vista Norte, no Paraguai, a 60 km de Bela Vista, do lado sul-mato-grossense.

Segundo Raúl Santiviago, líder de AventuraXtrema do Paraguai, o lugar é um “capricho da natureza”, um fenômeno geológico muito raro no mundo, pois não se forma com calcário como em quase todas as cavernas do mundo.

“O Kururu Kua é formado por arenito, material estruturalmente macio”, explica. Raúl ainda contou que o cenote é chamado de Kururu Kua por viverem muitos sapos no interior da caverna aquática.

O local foi descoberto por acaso, em 2007, quando Raúl e grupo de exploradores viajavam para o Ojo de Mar, um lago de exuberante vegetação subtropical, descoberto em 1999, que também fica no distrito de Rinconada. “Moradores do local contaram para a gente que tinha um poço sem fundo a 4 km do Ojo de Mar e fomos ver”, conta Raúl.

“Quando chegamos, não acreditávamos no que estávamos vendo. Era um poço de cerca de 100 metros de profundidade e 300 de diâmetro, que tinha uma lagoa de águas claras, que só era possível avistar uma parte dela, porque a vegetação e a diferença de altura escondiam o corpo de água”, revela o aventureiro.

De acordo com Raúl, o cenote tem túneis e cavernas subaquáticos com dimensões extraordinárias e se presume que no fundo do abismo podem ser encontrados fosséis de milhares de anos atrás. “Trata-se de um lugar único no mundo e pode haver espécies únicas que habitam este tipo de lugar”, declara o mergulhador.

Lugar de relevância científica e geografia e arquitetura única, o Kururu Kua só é visitado em expedições, feitas por La Facen y Guyra, empresas paraguaias. A última expedição foi em outubro deste ano e a próxima será no início de 2014, com o objetivo de mergulhar os 100 metros.

Veja vídeo:

Fonte: Midiamax

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.