Roqueiros relatam dificuldades em manter o estilo vivo em Dourados e MS

O Dia Mundial do Rock é comemorado nesta sexta-feira (13)
13/07/2018 09:48 Cultura / Lazer
Festival de Rock realizado no ano passado em Dourados - Crédito: Arquivo/DouradosNews
Festival de Rock realizado no ano passado em Dourados - Crédito: Arquivo/DouradosNews

“Rock no Mato Grosso do Sul é quase que o sacerdócio. Precisa ser feito por amor”. Com essas palavras, o músico Fernando Castro Além, vocalista da banda ‘Dagata e os Aluizios’, relata algumas das dificuldades encontradas para manter o rock vivo na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, onde o sertanejo universitário impera na maioria dos bares e casas noturnas. 

Nesse Dia Mundial do Rock, comemorado nesta sexta-feira (13), o Dourados News conversou com amantes do estilo musical que nasceu nos anos de 1950, nos Estados Unidos da América, e mais que apenas música, se tornou uma forma de pensar e de agir.

Dagata relatou a falta de oportunidade em Dourados e Gilson "Misbehaviour" Buzzio a ‘disputa’ com ritmos como funk e claro, o sertanejo. Apesar da ausência de espaço, Fernando Dagata afirma que nos eventos de rock, é possível notar a presença de bandas que fazem um trabalho legal e que merece reconhecimento. 

Mas nem só de sertanejo vive o Mato Grosso do Sul, embora o ritmo que existe há mais de seis décadas tenha se tornado praticamente um nicho, os cantores comemoram a fidelidade dos fãs. 

“O público é muito parceiro e fiel, todos os shows e eventos que fazemos, participamos, temos um pessoal presente para prestigiar nosso trabalho”, comenta. 

E como em terra de sertanejo, roqueiro é estrangeiro, outro desafio enfrentado são as rádios. 

“Aqui no Estado não é tocado rock nas rádios comerciais, então, é um ritmo que se depender de rádio para conhecer, não vai acontecer; todas acabam dando preferência ao sertanejo”, menciona. 

Entretanto, bem-aventurada seja a internet que possibilita a divulgação de novas músicas, clipes e bandas. O vocalista Gilson, da banda Misbehaviour conta sobre o mercado em Dourados e a ‘disputa’ por espaço. 

“Aqui em Dourados temos um pessoal que paga até R$ 50 ou mais para assistir um show sertanejo, mas resiste quando é cobrado R$ 15 para um show de rock; mencionando é claro que atualmente os outros ritmos crescem todos os dias, então, lutamos para ter espaço sempre”, conta Gilson, mencionando a força da internet. 

E quando o assunto é música autoral e cover, Gilson também deixa claro que o importante é fazer bem feito. 

“Toda música precisa ser bem feita, fazer um bom trabalho e sempre procurar mesclar entre músicas autorais e covers, isso é até que um pedido dos donos de bares, quando nos chamam; nós tocamos além das nossas músicas, clássicos, que marcaram era”, afirmou.

Fonte: Luiz Guilherme / Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.